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Ensino da Música para cegos sem Braille: Desafio ou Loucura ?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Milhano, Sandrina Diniz Fernandes | |
dc.contributor.author | Mauá, Paulo Eduardo | |
dc.date.accessioned | 2018-01-24T12:47:39Z | |
dc.date.available | 2018-01-24T12:47:39Z | |
dc.date.issued | 2017-11-17 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi motivado pela experiência pessoal do autor como coordenador e regente do projeto Música Transformando Vidas – Promuvi com o objetivo de conhecer o processo de aprendizagem de música para pessoas cegas e apresentar propostas e técnicas eficazes deste ensino para adultos com deficiência visual adquirida sem conhecimento musical e de braile. A Investigação-Ação com paradigma de estudo com enfoque qualitativo fundamentado na realidade visa compreender as percepções dos integrantes do projeto frente aos desafios da musicalização, uso de dispositivos de apoio musicais e técnicas de aprendizagem baseadas nos métodos de Willems, Suzuki e ideias de Koellreutter. O tipo de estudo foi descritivo com dados recolhidos em trabalho de campo com estudo de caso. A população e amostra de estudo de adultos com deficiência visual adquirida, total e parcial, e o método de amostragem não probabilístico, acidental e com critério de seleção, pertencem ao Promuvi, grupo com aulas semanais regulares na cidade de Santos, SP, Brasil. A técnica de análise de dados foi realizada com entrevistas parcialmente estruturadas e verificação de aprendizado teórico/prático com diário de bordo e grelha de observação ao longo do processo da investigação. As comparações de estudos basearam-se na maioria dos projetos existentes no Brasil e os resultados da análise de dados revelaram que a musicografia braile, dentro do Promuvi, tornou-se uma barreira em vez de um facilitador em termos de inclusão, não deixando de ser uma alavanca para passos futuros, mas não uma necessidade para a eficácia do projeto. A abrangência da metodologia do projeto foi estendida, com o mesmo sucesso, para outras necessidades especiais mantendo as características de socialização, recuperação de autoestima, cidadania e inclusão social e musicalização. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201831325 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/2968 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Musicografia | pt_PT |
dc.subject | Braille | pt_PT |
dc.subject | Educação musical | pt_PT |
dc.subject | Música | pt_PT |
dc.subject | Deficiência visual | pt_PT |
dc.subject | Inclusão social | pt_PT |
dc.title | Ensino da Música para cegos sem Braille: Desafio ou Loucura ? | pt_PT |
dc.title.alternative | a eficácia do Ensino de Música para Adultos com Deficiência Visual Adquirida sem conhecimento de Musicografia Braille | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Comunicação Acessível | pt_PT |