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A importância de atividades investigativas sobre a monitorização dos parâmetros físico-químicos da água do mar num contexto de alterações climáticas: um estudo com alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

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Num contexto de alterações climáticas é importante consciencializar a comunidade para o impacto destas nos oceanos. O objetivo deste estudo foi compreender o efeito da participação de alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico em atividades multidisciplinares sobre a importância da monitorização dos parâmetros físico-químicos da água do mar, no desenvolvimento de competências. As atividades tiveram diferentes formatos e foram implementadas em sala de aula e num laboratório de uma instituição de Ensino Superior. Participaram neste estudo, realizado no ano letivo de 2017/2018, 312 alunos de 14 turmas, pertencentes a 8 escolas da região de Lisboa. Foi aplicada uma metodologia mista com recurso a: pré-teste e pós-teste aos alunos, análise documental dos materiais produzidos pelos alunos e inquérito por entrevista semiestruturada aos professores titulares de cada turma. Os resultados deste estudo indicam que a participação em atividades investigativas, potenciou nos alunos, o desenvolvimento de competências nas áreas de: linguagens e textos; pensamento crítico, raciocínio e resolução de problemas; conhecimento científico e tecnológico; relacionamento interpessoal; bem-estar, saúde e ambiente. Este estudo reforça a importância do desenvolvimento de atividades de natureza investigativa no desenvolvimento de competências nos alunos como também na compreensão sobre a natureza da ciência.
In a climate change scenario, it is important to aware society to the impact of climate change on the oceans. Our study aimed to understand the effect of children´s participation in interdisciplinary science activities about the importance of monitoring physical-chemical parameters of sea water on skills development in Elementary and Middle Schools. These activities assumed different formats and were designed to be applied in the classroom and in a research laboratory from a Research Institution. Participated in this study, in the 2017/2018 school year, 312 children from 14 classes (4th and 5th grades) from 8 schools. Data were collected from pre and posttest to children, document analysis (e.g. children´s worksheets in classroom activities) and interviews to in-service teachers. The findings showed that students´ participation in inquirybased activities promoted the development of some skills: language proficiency; critical thinking and problem solving; scientific and technological knowledge, collaborative work and environmental awareness. This study reinforces the importance of inquiry-based activities to improve the children´s skills and understanding the nature of science.

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Keywords

Atividades investigativas Educação Alterações Climáticas Competências

Pedagogical Context

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Escola Superior de Educação João de Deus

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