dc.contributor.author | Ferreira, P. | |
dc.contributor.author | Jorge, Noémia de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2025-07-31T10:23:40Z | |
dc.date.available | 2025-07-31T10:23:40Z | |
dc.date.issued | 2023 | en_US |
dc.date.updated | 2025-07-25T18:37:11Z | |
dc.description.abstract | Pretendemos, neste artigo, apresentar um projeto de escrita académica realizado na ESECS-Instituto Politécnico de Leiria, no ano académico de 2020/2021. Concebido numa lógica de investigação-ação, o trabalho foi realizado no âmbito das unidades curriculares de Oficina de Escrita Académica e Profissional (Licenciatura em Serviço Social) e Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa (Licenciatura em Educação Básica) e, em termos de produto, consistiu na criação de um projeto de comunicação autêntico: um e-book intitulado Duvidário: 100 dúvidas da Língua Portuguesa. O e-book em causa é constituído por cem textos de carácter expositivo curtos em que os alunos/autores formulam e dão resposta a uma dúvida na área da língua portuguesa, recorrendo a instrumentos de normalização apropriados e utilizando linguagem formal/académica, mas percetível a um público leitor não especializado. Com este projeto pretendeu-se, por um lado, conceber e testar um percurso didático que visasse a aquisição e desenvolvimento de competências de escrita académica por parte de alunos de 1.º ano de licenciatura e, por outro lado, contribuir para a reflexão sobre práticas pedagógicas que promovam o aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem do discurso académico, por um lado, e sobre a especificidade do discurso académico em Portugal, em contexto de Ensino Superior, por outro lado. No âmbito da investigação-ação, visou-se ainda a aquisição e o desenvolvimento de competências a nível da comunicação académica em língua portuguesa: a promoção do conhecimento sobre o funcionamento e o uso da língua portuguesa; o desenvolvimento da metalinguagem e das competências comunicativas em contexto académico; o incremento das competências de pesquisa e tratamento de informação, em função de instrumentos de normalização do português adequados. | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | |
dc.identifier.isbn | 978-989-53971-2-9 | en_US |
dc.identifier.slug | cv-prod-4540231 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/13806 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | n/a | |
dc.publisher | Grácio Editor | en_US |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | |
dc.title | Do esclarecimento da dúvida à escrita académica | por |
dc.type | book part | en_US |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 132 | |
oaire.citation.startPage | 115 | |
oaire.citation.title | Discurso académico: Conhecimento | en_US |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 | |
person.familyName | Jorge | |
person.givenName | Noémia de Oliveira | |
person.identifier.ciencia-id | DE1C-4905-77F4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-1909-5762 | |
rcaap.cv.cienciaid | DE1C-4905-77F4 | Noémia de Oliveira Jorge | |
rcaap.rights | openAccess | en_US |
relation.isAuthorOfPublication | 22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 22165889-650a-4b9b-9b68-a790d72a801f |