Publication
História Local: um contributo para a valorização da diversidade cultural
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Mangas, Catarina Frade | |
dc.contributor.advisor | Alves, Dina Catarina Duarte | |
dc.contributor.author | Marques, Jéssica Félix | |
dc.date.accessioned | 2024-05-14T13:54:43Z | |
dc.date.available | 2024-05-14T13:54:43Z | |
dc.date.issued | 2024-04-10 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes: i) dimensão reflexiva; ii) dimensão investigativa. A primeira parte, apresenta o relato e reflexão relativa às Práticas Pedagógicas realizadas em três contextos distintos, englobando as diferentes dimensões da prática docente, nomeadamente a planificação, atuação e reflexão. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo comparativo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, tendo como participantes 16 alunos, sobre a utilização da História Local como estratégia pedagógica. O estudo surgiu num contexto heterogéneo, nomeadamente do ponto de vista cultural, onde se verificava o desconhecimento dos alunos sobre as origens dos seus colegas, e teve como finalidade a promoção da valorização da diversidade cultural em sala de aula. Para que este objetivo fosse atingido foi delineada uma sequência didática, tendo por base a pedagogia intercultural como forma de aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Os resultados indicam que a pedagogia intercultural aumenta os conhecimentos dos alunos sobre as culturas dos seus colegas, colocando-as em comunicação. No que concerne à História Local, foi possível perceber que quando tida em conta como estratégia numa pedagogia intercultural, reduz estereótipos e conhecimentos do senso comum preconizados na comunidade e contribui para a valorização da diversidade cultural em sala de aula. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203607791 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9661 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_PT |
dc.subject | Pedagogia intercultural | pt_PT |
dc.subject | História loca | pt_PT |
dc.subject | Sequência didática | pt_PT |
dc.subject | Interculturalidade | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 2º ciclo | pt_PT |
dc.title | História Local: um contributo para a valorização da diversidade cultural | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório Jéssica Marques_FINAL_após correções formais.pdf
- Size:
- 23.44 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: