Repository logo
 
Publication

História Local: um contributo para a valorização da diversidade cultural

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMangas, Catarina Frade
dc.contributor.advisorAlves, Dina Catarina Duarte
dc.contributor.authorMarques, Jéssica Félix
dc.date.accessioned2024-05-14T13:54:43Z
dc.date.available2024-05-14T13:54:43Z
dc.date.issued2024-04-10
dc.description.abstractO presente relatório, elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes: i) dimensão reflexiva; ii) dimensão investigativa. A primeira parte, apresenta o relato e reflexão relativa às Práticas Pedagógicas realizadas em três contextos distintos, englobando as diferentes dimensões da prática docente, nomeadamente a planificação, atuação e reflexão. Na segunda parte do relatório, onde se desenvolve a dimensão investigativa, apresenta-se um estudo qualitativo comparativo realizado numa turma de 3.º ano de escolaridade, tendo como participantes 16 alunos, sobre a utilização da História Local como estratégia pedagógica. O estudo surgiu num contexto heterogéneo, nomeadamente do ponto de vista cultural, onde se verificava o desconhecimento dos alunos sobre as origens dos seus colegas, e teve como finalidade a promoção da valorização da diversidade cultural em sala de aula. Para que este objetivo fosse atingido foi delineada uma sequência didática, tendo por base a pedagogia intercultural como forma de aumentar os conhecimentos dos alunos sobre o tema. Os resultados indicam que a pedagogia intercultural aumenta os conhecimentos dos alunos sobre as culturas dos seus colegas, colocando-as em comunicação. No que concerne à História Local, foi possível perceber que quando tida em conta como estratégia numa pedagogia intercultural, reduz estereótipos e conhecimentos do senso comum preconizados na comunidade e contribui para a valorização da diversidade cultural em sala de aula.pt_PT
dc.identifier.tid203607791pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9661
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiversidade culturalpt_PT
dc.subjectPedagogia interculturalpt_PT
dc.subjectHistória locapt_PT
dc.subjectSequência didáticapt_PT
dc.subjectInterculturalidadept_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectEnsino básico do 2º ciclopt_PT
dc.titleHistória Local: um contributo para a valorização da diversidade culturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensinopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório Jéssica Marques_FINAL_após correções formais.pdf
Size:
23.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: