Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.92 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. Encontra-se dividido em duas partes: parte I – creche e parte II – jardim de infância.
A parte I apresenta os aspetos mais significativos e as principais aprendizagens concretizadas em contexto de creche e o ensaio investigativo realizado com uma das onze crianças da sala de 1 e 2 anos de uma Instituição Particular de Solidariedade Social da região de Leiria. Este estudo qualitativo visou identificar e descrever o tipo de interações de B. (22 meses) com o livro “Selva Divertida” (Jack Tickle, 2012) colocado na sala de atividades. Os dados recolhidos através do registo videográfico e sujeitos a uma análise de conteúdo, revelaram que B. interagiu de forma verbal e não verbal com o livro, expressando as suas emoções e revelando as suas características de personalidade e de desenvolvimento.
A parte II apresenta uma reflexão sobre a Prática Pedagógica – Jardim de Infância I (IPSS) e Jardim de Infância II (rede pública) situando-se no Movimento da Escola Moderna e nos projetos desenvolvidos com as crianças de acordo com a metodologia de trabalho de projeto.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar Creche Jardim de Infância Escola Moderna