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- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância: da ação à reflexãoPublication . Quaresma, Helena Isabel Pereira; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. Encontra-se dividido em duas partes: parte I – creche e parte II – jardim de infância. A parte I apresenta os aspetos mais significativos e as principais aprendizagens concretizadas em contexto de creche e o ensaio investigativo realizado com uma das onze crianças da sala de 1 e 2 anos de uma Instituição Particular de Solidariedade Social da região de Leiria. Este estudo qualitativo visou identificar e descrever o tipo de interações de B. (22 meses) com o livro “Selva Divertida” (Jack Tickle, 2012) colocado na sala de atividades. Os dados recolhidos através do registo videográfico e sujeitos a uma análise de conteúdo, revelaram que B. interagiu de forma verbal e não verbal com o livro, expressando as suas emoções e revelando as suas características de personalidade e de desenvolvimento. A parte II apresenta uma reflexão sobre a Prática Pedagógica – Jardim de Infância I (IPSS) e Jardim de Infância II (rede pública) situando-se no Movimento da Escola Moderna e nos projetos desenvolvidos com as crianças de acordo com a metodologia de trabalho de projeto.
- Refletindo e investigando enquanto educadora da creche ao jardim de infânciaPublication . Silva, Ana Patrícia Jesus; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, encontra-se dividido em três contextos. O primeiro está relacionado com as vivências em contexto de Creche, o segundo está direcionado para as vivências em Jardim de Infância I e, por último, apresentam-se as vivências em Jardim de Infância II. No contexto de Creche apresentam-se as vivências realizadas no decorrer da Prática Pedagógica, evidenciando-se os aspetos mais marcantes, as experiências mais significativas as aprendizagens e as dificuldades sentidas. O contexto de Jardim de Infância I encontra-se dividido em dois pontos. Primeiramente apresenta-se a dimensão reflexiva na qual se evidenciam os aspetos e as experiências realizadas mais significativas, assim como algumas aprendizagens e dificuldades sentidas. De seguida, apresenta-se o Projeto intitulado As Tartarugas realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto tendo por base os interesses demonstrados pelas crianças. O contexto de Jardim de Infância II está dividido em três pontos. Em primeiro lugar apresenta-se a dimensão reflexiva da Prática Pedagógica, que aborda os aspetos mais marcantes no decorrer da mesma e ainda algumas vivências significativas. Em seguida, apresenta-se o Projeto intitulado O Corpo Humano, seguindo a Metodologia de Trabalho por Projeto, tendo como ponto inicial o interesse e curiosidades demonstrado pelas crianças sobre o assunto. Por último, encontra-se o ensaio investigativo de carácter essencialmente qualitativo, na forma de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 3, 4 e 5 anos. O estudo procurou dar resposta à questão “Será que MR com 3 anos, CS com 4 anos e TB com 5 anos de idade exploram materiais do quotidiano de maneiras diferentes?”. Os dados revelaram que são as crianças de 3 e 4 anos que utilizam mais órgãos de sentido para explorarem. Na classificação são as crianças de 4 e 5 anos que agrupam os objetos por mais do que dois critérios em simultâneo. A criança de 5 anos parece ter a noção de quantidade já desenvolvida, enquanto a criança de 3 anos ainda não realiza contagens. Na brincadeira apenas a criança de 5 anos realiza o jogo com regras, nível mais complexo dentro da brincadeira.
- Decision support system using mobile app statisticsPublication . Constante, Fabian; Guevara, Juan; Silva, Catarina; Gonçalves, Dulce; Marcelino, LuisNowadays to make the right decision about where and how to request or buy a service, a user is often supported by a mobile device that offers more than simple descriptive data. Nevertheless, not all information on services is fully accessible. The difficulty in keeping track of changes in services’ costs causes delays and can result in waste of time and money. In fact, the decision of which service to use usually involves some level of uncertainty and risk. Hence, the user should have access to some form of decision support system that could be easily available through mobile applications. The power of these devices allows to apply knowledge areas already developed, carrying statistics with dynamic and interactive graphics, thus allowing for a more systematic control of services and corresponding expenses. In this work we analyze the existing related work on mobile decision support systems and propose an architecture of a decision support system using Mobile App Statistics. Tests were carried out with a car fuel app to support the decision of choosing the gas station at each point. Results show that using the additional statistical information provided users can take better decisions during the request of a service.
- Acessibilidade no Ciclo de Vida do Software: Um exercício de maiêutica na engenharia de softwarePublication . Silva, João de Sousa e; Goncalves, Ramiro; Pereira, AntónioA acessibilidade é bastante desqualificada na engenharia de software, o que compromete a sua vulgarização. Neste artigo, este problema é explicado e são evidenciadas algumas das suas consequências. São apresentados alguns conceitos chave da acessibilidade digital, que vão além da acessibilidade Web. A principal contribuição deste artigo é a apresentação de um esquisso de proposta de modelo de desenvolvimento, onde a acessibilidade está presente em todo o ciclo de vida de software, de uma forma explícita e justificada, tendo como base as quatro principais fases presentes na maioria dos modelos de desenvolvimento de software.