Browsing by Issue Date, starting with "2017-06-13"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica em Educação de Infância – Creche e Jardim de Infância: da ação à reflexãoPublication . Quaresma, Helena Isabel Pereira; Dias, Maria Isabel Pinto SimõesO presente relatório foi realizado no âmbito das Práticas Pedagógicas em Educação de infância, do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais/ Instituto Politécnico de Leiria nos anos letivos 2015/2016 e 2016/2017. Encontra-se dividido em duas partes: parte I – creche e parte II – jardim de infância. A parte I apresenta os aspetos mais significativos e as principais aprendizagens concretizadas em contexto de creche e o ensaio investigativo realizado com uma das onze crianças da sala de 1 e 2 anos de uma Instituição Particular de Solidariedade Social da região de Leiria. Este estudo qualitativo visou identificar e descrever o tipo de interações de B. (22 meses) com o livro “Selva Divertida” (Jack Tickle, 2012) colocado na sala de atividades. Os dados recolhidos através do registo videográfico e sujeitos a uma análise de conteúdo, revelaram que B. interagiu de forma verbal e não verbal com o livro, expressando as suas emoções e revelando as suas características de personalidade e de desenvolvimento. A parte II apresenta uma reflexão sobre a Prática Pedagógica – Jardim de Infância I (IPSS) e Jardim de Infância II (rede pública) situando-se no Movimento da Escola Moderna e nos projetos desenvolvidos com as crianças de acordo com a metodologia de trabalho de projeto.
- Refletindo e investigando enquanto educadora da creche ao jardim de infânciaPublication . Silva, Ana Patrícia Jesus; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, encontra-se dividido em três contextos. O primeiro está relacionado com as vivências em contexto de Creche, o segundo está direcionado para as vivências em Jardim de Infância I e, por último, apresentam-se as vivências em Jardim de Infância II. No contexto de Creche apresentam-se as vivências realizadas no decorrer da Prática Pedagógica, evidenciando-se os aspetos mais marcantes, as experiências mais significativas as aprendizagens e as dificuldades sentidas. O contexto de Jardim de Infância I encontra-se dividido em dois pontos. Primeiramente apresenta-se a dimensão reflexiva na qual se evidenciam os aspetos e as experiências realizadas mais significativas, assim como algumas aprendizagens e dificuldades sentidas. De seguida, apresenta-se o Projeto intitulado As Tartarugas realizado segundo a Metodologia de Trabalho por Projeto tendo por base os interesses demonstrados pelas crianças. O contexto de Jardim de Infância II está dividido em três pontos. Em primeiro lugar apresenta-se a dimensão reflexiva da Prática Pedagógica, que aborda os aspetos mais marcantes no decorrer da mesma e ainda algumas vivências significativas. Em seguida, apresenta-se o Projeto intitulado O Corpo Humano, seguindo a Metodologia de Trabalho por Projeto, tendo como ponto inicial o interesse e curiosidades demonstrado pelas crianças sobre o assunto. Por último, encontra-se o ensaio investigativo de carácter essencialmente qualitativo, na forma de estudo de caso, desenvolvido com três crianças de 3, 4 e 5 anos. O estudo procurou dar resposta à questão “Será que MR com 3 anos, CS com 4 anos e TB com 5 anos de idade exploram materiais do quotidiano de maneiras diferentes?”. Os dados revelaram que são as crianças de 3 e 4 anos que utilizam mais órgãos de sentido para explorarem. Na classificação são as crianças de 4 e 5 anos que agrupam os objetos por mais do que dois critérios em simultâneo. A criança de 5 anos parece ter a noção de quantidade já desenvolvida, enquanto a criança de 3 anos ainda não realiza contagens. Na brincadeira apenas a criança de 5 anos realiza o jogo com regras, nível mais complexo dentro da brincadeira.
- Decision support system using mobile app statisticsPublication . Constante, Fabian; Guevara, Juan; Silva, Catarina; Gonçalves, Dulce; Marcelino, LuisNowadays to make the right decision about where and how to request or buy a service, a user is often supported by a mobile device that offers more than simple descriptive data. Nevertheless, not all information on services is fully accessible. The difficulty in keeping track of changes in services’ costs causes delays and can result in waste of time and money. In fact, the decision of which service to use usually involves some level of uncertainty and risk. Hence, the user should have access to some form of decision support system that could be easily available through mobile applications. The power of these devices allows to apply knowledge areas already developed, carrying statistics with dynamic and interactive graphics, thus allowing for a more systematic control of services and corresponding expenses. In this work we analyze the existing related work on mobile decision support systems and propose an architecture of a decision support system using Mobile App Statistics. Tests were carried out with a car fuel app to support the decision of choosing the gas station at each point. Results show that using the additional statistical information provided users can take better decisions during the request of a service.
- Acessibilidade no Ciclo de Vida do Software: Um exercício de maiêutica na engenharia de softwarePublication . Silva, João de Sousa e; Goncalves, Ramiro; Pereira, AntónioA acessibilidade é bastante desqualificada na engenharia de software, o que compromete a sua vulgarização. Neste artigo, este problema é explicado e são evidenciadas algumas das suas consequências. São apresentados alguns conceitos chave da acessibilidade digital, que vão além da acessibilidade Web. A principal contribuição deste artigo é a apresentação de um esquisso de proposta de modelo de desenvolvimento, onde a acessibilidade está presente em todo o ciclo de vida de software, de uma forma explícita e justificada, tendo como base as quatro principais fases presentes na maioria dos modelos de desenvolvimento de software.
- Dispositivo de Navegación Portable para Personas No VidentesPublication . Yanez, Daniel Vera; Marcillo, Diego; Pereira, AntónioLa visión es uno de los más importantes sentidos que ayuda a las personas a navegar en nuestro mundo. Comúnmente las personas no videntes desarrollan sus otros sentidos para poder sentir sus alrededores, pero en ciertos casos esto no es suficiente. Los sentidos pueden ser perturbados por el ruido o enfermedades. Por esta razón se han desarrollado muchos artefactos para ayudar a este grupo de personas. Artefactos como bastones blancos o perros guía ayudan a las personas no videntes a moverse en su entorno. Este artículo propone el uso de un sistema que detecta y reconoce obstáculos cercanos, dando una retroalimentación audible al usuario, evitando una colisión. Es un sistema inalámbrico para que sea cómodo para el usuario. El sistema ayuda a las personas con discapacidad visual a moverse en escenarios interiores o exteriores. Los objetivos del sistema es detectar los obstáculos que los bastones blancos o los perros guía no pueden, ampliando su rango de detección.
- National cyber-security policies oriented to BYOD (bring your own device): Systematic reviewPublication . Herrera, Andrea Vaca; Ron, Mario; Rabadão, CarlosThere are some corporate policies in most of companies around the world, focus on mobile devices to be used as BYOD (Bring Your Own Device), but in Ecuador, these policies are not being established yet. In spite of that, this technology has been used frequently, even do some employers don’t allow to use employees’ mobile devices because of the inherent security risks, without being aware that BYOD carries a lot of advantages such as increase the company’s economy, improve its communication skills and help to work at home, which now is a good alternative. Business policies should follow national policy guidelines as already happens in several countries, but in the case of Ecuador, such guidelines are not present in a formal way, the regulatory framework of this human activity that must come from the state has not been developed, not only to regulate the activity, but also to guide its use in a safe and proper manner providing privacy to users in all social and economic activities. This research begins focusing on a systematic review about BYOD’s actual situation, its trend and impact, it will continue with the local situation and a proposal of recommendations oriented to have a National Policy in Ecuador.
- Energy consumption behaviour characterization with mobile gamificationPublication . Toasa, Renato; Silva, Carlos; Silva, Catarina; Gonçalves, Dulce; Neves, Luis; Marcelino, LuisExcessive electric energy consumption results in high costs for consumers, and often on using non-renewable resources. Additionally, in many cases, it is difficult for the consumer or for the energy provider to determine if one or more equipment is being used efficiently. Therefore, the main objective of this work is to promote awareness about energy consumption. For that purpose, a mobile application with a gamification approach was designed to identify users’ behaviors towards the use of energy and, based on the user’s answers, offer advices to save energy and promote ecological awareness. The outcome of using gamification on a mobile application with such goals results in a streamlined data collection application that combines information and entertainment. The collected information is being gathered to potentially create consumer profiles that better reflect the user’s energy consumption.