Repository logo
 
Publication

Refletindo, investigando e (re)construindo a prática docente – Representações sociais das crianças na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorOliveira, Luís Miguel Gonçalves de
dc.contributor.authorCruz, Vera Lúcia Isidoro da
dc.date.accessioned2018-02-08T12:30:20Z
dc.date.available2018-02-08T12:30:20Z
dc.date.issued2017-11-27
dc.description.abstractO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando por sua vez organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, apresenta o percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas em diferentes contextos, nomeadamente em creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico. A dimensão reflexiva foi essencial para o meu crescimento enquanto futura docente, pois permitiu ao longo de todo o processo (des)construir situações e identificar problemas e estratégias para superar as dificuldades. Tal permitiu-me alcançar inúmeras aprendizagens, relacionadas com a verdadeira intencionalidade educativa das propostas e experiências vivenciadas em contexto de educação de infância. Na segunda parte, a dimensão investigativa, é apresentado um ensaio investigativo, realizado com um grupo de crianças de um jardim de infância da rede pública do concelho de Leiria. Este por sua vez incide na recolha e análise de diferentes representações sociais de crianças entre os cinco e os seis anos sobre o jardim de infância, o 1.º Ciclo do ensino básico, o/a educador/a e o/a professor/a. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, uma vez que se pretende descrever as informações recolhidas, devidamente analisadas e organizadas. Os dados recolhidos, por sua vez, revelam que o brincar já não é exclusivo do jardim de infância, embora a ação seja exercida apenas no exterior da sala de aula ou nos intervalos. Também existem diferenças quanto à forma como encaram o trabalho e o papel dos docentes, uma vez que não apontaram particularidades opostas entre os dois, indicando que ambos ensinam e ajudam na aprendizagem. Os participantes mostraram assim ter representações influenciadas pelo contexto social, próximas do real.pt_PT
dc.identifier.tid201849631pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3021
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectRelações interpessoaispt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.titleRefletindo, investigando e (re)construindo a prática docente – Representações sociais das crianças na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final_Vera_Cruz.pdf
Size:
2.12 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: