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Refletindo, investigando e (re)construindo a prática docente – Representações sociais das crianças na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Luís Miguel Gonçalves de | |
dc.contributor.author | Cruz, Vera Lúcia Isidoro da | |
dc.date.accessioned | 2018-02-08T12:30:20Z | |
dc.date.available | 2018-02-08T12:30:20Z | |
dc.date.issued | 2017-11-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando por sua vez organizado em duas partes. A primeira parte, a dimensão reflexiva, apresenta o percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas em diferentes contextos, nomeadamente em creche, pré-escolar e 1.º Ciclo do ensino básico. A dimensão reflexiva foi essencial para o meu crescimento enquanto futura docente, pois permitiu ao longo de todo o processo (des)construir situações e identificar problemas e estratégias para superar as dificuldades. Tal permitiu-me alcançar inúmeras aprendizagens, relacionadas com a verdadeira intencionalidade educativa das propostas e experiências vivenciadas em contexto de educação de infância. Na segunda parte, a dimensão investigativa, é apresentado um ensaio investigativo, realizado com um grupo de crianças de um jardim de infância da rede pública do concelho de Leiria. Este por sua vez incide na recolha e análise de diferentes representações sociais de crianças entre os cinco e os seis anos sobre o jardim de infância, o 1.º Ciclo do ensino básico, o/a educador/a e o/a professor/a. Este estudo apresenta um carácter qualitativo, uma vez que se pretende descrever as informações recolhidas, devidamente analisadas e organizadas. Os dados recolhidos, por sua vez, revelam que o brincar já não é exclusivo do jardim de infância, embora a ação seja exercida apenas no exterior da sala de aula ou nos intervalos. Também existem diferenças quanto à forma como encaram o trabalho e o papel dos docentes, uma vez que não apontaram particularidades opostas entre os dois, indicando que ambos ensinam e ajudam na aprendizagem. Os participantes mostraram assim ter representações influenciadas pelo contexto social, próximas do real. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201849631 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3021 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Relações interpessoais | pt_PT |
dc.subject | Currículo | pt_PT |
dc.title | Refletindo, investigando e (re)construindo a prática docente – Representações sociais das crianças na transição entre o Jardim de Infância e o 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |