| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 5.48 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) para além de ser vocacionada para o desenvolvimento de atividades de ensino e investigação, tem na sua missão a promoção de ações voltadas para a comunidade através da colaboração com diferentes entidades. Os intervenientes nos diferentes cursos da ESECS contribuem para este último aspeto - a prestação de serviços à comunidade - através de diferentes iniciativas, complementares aos processos de ensino e aprendizagem, fazendo assim uma aproximação aos contextos reais de trabalho. Um dos cursos que surgiu no ano letivo de 2015-2016 - o curso Técnico Superior Profissional (TeSP) de Intervenção em Espaços Educativos - também assumiu este propósito, procurando de igual modo criar formas de envolvimento dos estudantes em iniciativas dirigidas à comunidade e de, assim, lhes proporcionar oportunidades de treino para a vida profissional. Este envolvimento surgiu sob a forma de atividades extracurriculares desenvolvidas em três contextos pedagógicos diferentes, integrando um conjunto de outros grupos de trabalho pertencentes à ESECS. Estas atividades, sendo dirigidas à comunidade, mais propriamente a crianças e jovens, concretizaram-se enquadradas em protocolos de cooperação com entidades educativas e culturais da região de Leiria.
Description
Keywords
Intervenção Espaços educativos
Pedagogical Context
Citation
Magueta, L. (2017). As atividades extracurriculares na formação do técnico superior profissional de intervenção em espaços educativos. In Fontes, A., Sousa, J., Lopes, M.S.P. & Lopes, S.M. (Coord.) Intervenção em Contextos Socioculturais e Educativos, pp. 139-154. Lisboa: Coisas de Ler
