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Experiência do utilizador em pacotes de software de análise qualitativa: da usabilidade à (auto)aprendizagem

dc.contributor.authorFreitas, Fábio
dc.contributor.authorRibeiro, Jaime
dc.contributor.authorBrandão, Catarina
dc.contributor.authorSouza, Francislê Neri de
dc.contributor.authorCosta, António Pedro
dc.date.accessioned2020-04-17T14:50:09Z
dc.date.available2020-04-17T14:50:09Z
dc.date.issued2017-07
dc.descriptionANEXADO Capítulo 6: "Experiência do utilizador em pacotes de software de análise qualitativa: da usabilidade à (auto)aprendizagem", do Livro - A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos (1ª parte). Nota: Também existe o mesmo livro em espanhol: "La Práctica de la investigación cualitativa: ejemplificación de estudios", mas não contempla o mesmo capítulo 6.pt_PT
dc.description.abstractNo processo de desenvolvimento de um software não se pode abdicar de um dos principais responsáveis pela eficiente utilização de uma aplicação, nesta circunstância a Usabilidade. Neste sentido, a Usabilidade apresenta-se como um elemento associado ao Design de Interação entre um utilizador e um determinado produto. Com este intento, alguns reputados designers, como Dieter Rams, chegam mesmo a afirmar que o recurso ao bom design deverá tornar um produto tão compreensível, ao ponto de o mesmo ser autoexplicativo (Vitsoe, 2016). Mas será que o uso dos princípios de bom design pode tornar os produtos tecnológicos tão intuitivos que dispensem o recurso a ferramentas de (auto)aprendizagem? Este facto não impede que o consumidor/utilizador, quando adquire um novo produto, procure informações de como utilizar convenientemente este mesmo produto. Neste âmbito, os Manuais de Utilizador podem assumir-se como um dos principais elos de informação entre as empresas que desenvolvem os produtos e o utilizador (Ferreira, Machado, & Romanowski, 2013). No que concerne à utilização de pacotes de software, estudos indicam que um dos fatores decisivos para a insatisfação de um utilizador está relacionado com a dificuldade em aprender a trabalhar com um software (Pinho, Rodrigues, Souza, & Lopes, 2014). Neste contexto, as empresas de software procuram cada vez mais desenvolver recursos que possam dotar os seus produtos de boa Usabilidade, diminuindo dessa forma a curva de aprendizagem das suas ferramentas por parte dos utilizadores. Entre essas empresas encontram-se as que desenvolvem Qualitative Data Analysis Software (QDAS), aplicações específicas para a análise qualitativa de dados que integram funcionalidades para transcrição de entrevistas, codificação e interpretação de textos (e outro tipo de material qualitativo), análise e pesquisa de conteúdo, entre outras. O número crescente de pacotes de software de análise qualitativa e a sua diversidade, levou-nos a perscrutar os recursos de apoio disponibilizados pelos principais pacotes de software de análise qualitativa, comparando-os ao nível das suas particularidades, tais como: suporte e tipologia do Manual de Utilizador; formações; tutoriais; fóruns; espaço de perguntas frequentes (FAQ´s); e workshops. Pretende-se com esta análise apresentar as singularidades dos recursos de apoio à (auto)aprendizagem dos diferentes pacotes de software, de forma a sistematizar as ofertas que cada utilizador poderá encontrar, possibilitando-lhe assim a seleção do pacote que lhe ofereça as soluções que melhor respondam ao seu estilo de aprendizagem e proporcionem uma melhor Experiência de Utilizador (UX).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFreitas, F.; Ribeiro, J.; Brandão, C.; Souza, F. N.; Costa, A. P. (2017). Experiência do Utilizador em Pacotes de Software de Análise Qualitativa: da usabilidade à (Auto)aprendizagem. In António, P. C.; María, C. S-G. and María, V. M. C. (2017), A prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos (1ª parte), (pp. 147-172). Aveiro, Portugal: Ludomedia.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8914-73-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4885
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLudomediapt_PT
dc.relationUID/CED/00194/2013 - FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.ludomedia.pt/prod_details.php?id=151&catId=15&offset=0pt_PT
dc.subjectExperiência de Utilizadorpt_PT
dc.subjectUsabilidadept_PT
dc.subjectSoftware de Análisept_PT
dc.subjectQualitativapt_PT
dc.subject(Auto)Aprendizagempt_PT
dc.subjectAtlas.tipt_PT
dc.subjectDedoosept_PT
dc.subjectQDA Minerpt_PT
dc.subjectMAXQDApt_PT
dc.subjectNVivopt_PT
dc.subjectwebQDApt_PT
dc.titleExperiência do utilizador em pacotes de software de análise qualitativa: da usabilidade à (auto)aprendizagempt_PT
dc.title.alternativeCapítulo 6pt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAveiro, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage163pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage138pt_PT
oaire.citation.titleA prática na Investigação Qualitativa: exemplos de estudos (1ª parte)pt_PT
oaire.citation.volume1
person.familyNameRibeiro
person.givenNameJaime
person.identifier.ciencia-id631E-EEED-A510
person.identifier.orcid0000-0002-1548-5579
person.identifier.ridF-1706-2015
person.identifier.scopus-author-id55432224100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication3aace2a5-604f-4657-a1a3-fecf92336d0c
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