Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

Sobre a natureza e as causas da autonomia dos artistas - 2ª sessão

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
Brochura_Autonomia_Artistas_2024 (002).pdf8.58 MBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

A presente publicação é resultante do evento “Sobre a natureza e as causas da autonomia dos artistas – 2ª Edição” realizado na Escola Superior de Arte e Design de Caldas da Rainha (ESAD.CR) no Instituto Politécnico de Leiria e na Escola de Arquitetura, Arte e Design (EAAD) da Universidade do Minho. O evento teve como parceiros institucionais os grupos de investigação LIDA – Laboratório de Investigação em Design e Artes da ESAD.CR do Politécnico de Leiria, e Lab2PT – Laboratório de Paisagens, Património e Território da EAAD da Universidade do Minho, e foi organizado por Flávia Vieira, Isabel Baraona, Lígia Afonso e Susana Gaudêncio.
Esta edição assume o formato de um ciclo de iniciativas, que integra um Workshop e duas Masterclasses na UMinho e um Seminário nas duas instituições parceiras, tendo como finalidade problematizar a economia do artista visual e o modo como a sua realidade financeira determina a sua atuação e produção. Mais concretamente, visa discutir a(s) natureza(s) e as causa(s) da realidade económica do artista visual no contexto português e, com isso, promover a reflexão sobre o seu poder de atuação cultural, social e político.
Assim, numa linha de continuidade e expansão da 1ª Edição do evento, procuramos aprofundar as seguintes questões: Como é construída a autonomia financeira do artista visual no contexto português? Que relações se podem estabelecer entre arte e economia na perspetiva do artista visual? Como trabalha o artista visual contemporâneo? Como se estabelecem as relações de apoio institucional? Como funciona o mercado da arte? Como superar a precariedade do artista visual?
Foram evocados e debatidos conceitos de economia, mercado, valor de produção, valor da obra de arte, valor institucional, reconhecimento, apresentação, circulação, divulgação, precarização e autonomia, entre outros, a partir dos contributos dos oradores convidados.
O evento teve como público-alvo principal os estudantes das Licenciaturas e Mestrados em Artes Plásticas e em Programação e Produção Cultural da ESAD.CR | IPLeiria, bem como os estudantes da Licenciatura em Artes Visuais da Escola de Arquitetura, Arte e Design – EAAD da Universidade do Minho. Dirigiu-se também a docentes e investigadores da área, e o seminário realizou-se em formato híbrido presencial e online via zoom-colibri permitindo, assim, atingir outros públicos para além da comunidade académica.

Descrição

Organização e coordenação editorial Flávia Vieira, Isabel Baraona, Lígia Afonso e Susana Gaudêncio Textos e imagens Créditos nas páginas dos autores Design gráfico Rosa Quitério
Esta iniciativa foi apoiada através do Financiamento Plurianual do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), Ref.a UID/04509/2020, financiado por fundos nacionais (PIDDAC) através da FCT/MCTES.

Palavras-chave

Autonomia do artista Economia do artista Prática artística Associação de artistas visuais em Portugal Produção cultural Gestão cultural

Contexto Educativo

Citação

Projetos de investigação

Projeto de investigaçãoVer mais

Unidades organizacionais

Fascículo

Editora

Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, Politécnico de Leiria

Licença CC