Publication
Utilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2º ciclo de ensino básico
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues | |
dc.contributor.author | Martins, Maria da Graça Rodrigues Feliciano | |
dc.date.accessioned | 2022-10-18T14:26:04Z | |
dc.date.available | 2022-10-18T14:26:04Z | |
dc.date.issued | 2022-06-20 | |
dc.description.abstract | Para se adaptarem aos desafios e às exigências que o século XXI coloca à sociedade contemporânea e à educação, as escolas – e o ensino – necessitam, urgentemente, de se reinventar. Tendo em vista a promoção do sucesso escolar dos alunos na disciplina de Matemática, com incidência na resolução de problemas matemáticos, o estudo de caso apresentado pretende analisar as potencialidades da utilização dos Códigos QR, enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos programáticos de “Geometria e Medida”, numa turma do sexto ano de escolaridade com vinte e um alunos. Para tal, uma abordagem de gamificação foi desenvolvida através da estruturação do jogo “Polinização Matemática – Math-y-Paper – Desafios Escondidos”, composto por seis Desafios Matemáticos escondidos em Códigos QR e pela proposta de criação de um Desafio Matemático Final direcionados para cada aluno. Foi respeitado o foco da intencionalidade pedagógica e seguido o paradigma da descoberta e da construção do conhecimento. Do estudo feito concluiu-se que apesar da adequação do jogo aos objetivos a atingir, e embora a sua aplicação não tenha permitido resolver todas as dificuldades de aprendizagem detetadas, possibilitou uma dinâmica de partilha de conhecimentos que respeitou a forma e o ritmo de ensinar e de aprender de cada aluno, o que facilitou a compreensão de conceitos matemáticos. Sugere-se continuar a apostar na investigação da utilização dos Códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203080890 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7791 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Códigos QR | pt_PT |
dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_PT |
dc.subject | Matemática 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Metodologias de Aprendizagem Ativa | pt_PT |
dc.title | Utilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2º ciclo de ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- RELATÓRIO_MESTRADO_UPTIC_GRAÇAMARTINS_VERSAO_FINAL_MARÇO_2022_ProfªIsabel.pdf
- Size:
- 5.21 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: