Repository logo
 
Publication

Utilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2º ciclo de ensino básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
dc.contributor.authorMartins, Maria da Graça Rodrigues Feliciano
dc.date.accessioned2022-10-18T14:26:04Z
dc.date.available2022-10-18T14:26:04Z
dc.date.issued2022-06-20
dc.description.abstractPara se adaptarem aos desafios e às exigências que o século XXI coloca à sociedade contemporânea e à educação, as escolas – e o ensino – necessitam, urgentemente, de se reinventar. Tendo em vista a promoção do sucesso escolar dos alunos na disciplina de Matemática, com incidência na resolução de problemas matemáticos, o estudo de caso apresentado pretende analisar as potencialidades da utilização dos Códigos QR, enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos programáticos de “Geometria e Medida”, numa turma do sexto ano de escolaridade com vinte e um alunos. Para tal, uma abordagem de gamificação foi desenvolvida através da estruturação do jogo “Polinização Matemática – Math-y-Paper – Desafios Escondidos”, composto por seis Desafios Matemáticos escondidos em Códigos QR e pela proposta de criação de um Desafio Matemático Final direcionados para cada aluno. Foi respeitado o foco da intencionalidade pedagógica e seguido o paradigma da descoberta e da construção do conhecimento. Do estudo feito concluiu-se que apesar da adequação do jogo aos objetivos a atingir, e embora a sua aplicação não tenha permitido resolver todas as dificuldades de aprendizagem detetadas, possibilitou uma dinâmica de partilha de conhecimentos que respeitou a forma e o ritmo de ensinar e de aprender de cada aluno, o que facilitou a compreensão de conceitos matemáticos. Sugere-se continuar a apostar na investigação da utilização dos Códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem.pt_PT
dc.identifier.tid203080890pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/7791
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCódigos QRpt_PT
dc.subjectEstratégias Pedagógicaspt_PT
dc.subjectMatemática 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectMetodologias de Aprendizagem Ativapt_PT
dc.titleUtilização dos códigos QR enquanto estratégia pedagógica facilitadora de aprendizagem de conteúdos matemáticos no 2º ciclo de ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Utilização Pedagógica das TICpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATÓRIO_MESTRADO_UPTIC_GRAÇAMARTINS_VERSAO_FINAL_MARÇO_2022_ProfªIsabel.pdf
Size:
5.21 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: