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Mediação Intercultural em Contexto Escolar

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorVieira, Ana Maria de Sousa Neves
dc.contributor.authorCordeiro, Bárbara de Rosa
dc.date.accessioned2025-01-21T15:37:00Z
dc.date.available2025-01-21T15:37:00Z
dc.date.issued2024-12-13
dc.description.abstractAs escolas têm como função não só instruir os alunos, mas também contribuir para a sua formação mais geral, procurando promover uma socialização positiva. A ‘escola para todos’ constitui um espaço de encontros e desencontros entre ‘diferentes’. Deste modo, são várias as questões com as quais os profissionais dos territórios educativos se debatem diariamente. Para que seja possível alcançar uma ‘escola para todos’ em que prevaleça a compreensão, o respeito e o empoderamento de todos, acreditamos que a Mediação Intercultural se revela uma ferramenta fundamental. A presente investigação enquadra-se no paradigma da compreensão e através de um Estudo de Caso, privilegia a obtenção e tratamento de dados através do método qualitativo. Como local de desenvolvimento da investigação, foi escolhido o Agrupamento de Escolas das Marinhas. Devido à dimensão do Agrupamento e concentração cultural/social, limitámos o universo de estudo/a amostra a uma Escola do Agrupamento, de forma a ajustar-se com o propósito da investigação e a alinhar-se com os objetivos da mesma. No âmbito desta investigação, foram realizadas oito entrevistas a profissionais com funções estratégicas, tais como a Diretora do Agrupamento, a Técnica de Serviço Social, duas Psicólogas, o Professor responsável pela Coordenação da Indisciplina e a Professora Responsável pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva, bem como a duas alunas. Os resultados da investigação permitiram compreender a relevância da mediação em contexto escolar, enquanto ferramenta de gestão positiva das tensões e conflitos, sendo notórias as vantagens da Mediação Intercultural. No entanto, foram também identificadas algumas dificuldades na consolidação destas práticas, especialmente no que toca à sua implementação, sob uma perspetiva mais preventiva e não unicamente paliativa.pt_PT
dc.identifier.tid203824318pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10411
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTerritórios Educativos de Intervenção Prioritáriapt_PT
dc.subjectContexto Educativopt_PT
dc.subjectDiversidade Culturalpt_PT
dc.subjectIndisciplinapt_PT
dc.subjectMediação Interculturalpt_PT
dc.subjectViolência Escolarpt_PT
dc.titleMediação Intercultural em Contexto Escolarpt_PT
dc.title.alternativeCampos de possibilidade para uma gestão positiva de tensões e conflitospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMediação Intercultural e Intervenção Socialpt_PT

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