Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
930.37 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As escolas têm como função não só instruir os alunos, mas também
contribuir para a sua formação mais geral, procurando promover uma
socialização positiva. A ‘escola para todos’ constitui um espaço de
encontros e desencontros entre ‘diferentes’. Deste modo, são várias as
questões com as quais os profissionais dos territórios educativos se
debatem diariamente. Para que seja possível alcançar uma ‘escola para
todos’ em que prevaleça a compreensão, o respeito e o empoderamento
de todos, acreditamos que a Mediação Intercultural se revela uma
ferramenta fundamental.
A presente investigação enquadra-se no paradigma da compreensão e
através de um Estudo de Caso, privilegia a obtenção e tratamento de
dados através do método qualitativo.
Como local de desenvolvimento da investigação, foi escolhido o
Agrupamento de Escolas das Marinhas. Devido à dimensão do
Agrupamento e concentração cultural/social, limitámos o universo de
estudo/a amostra a uma Escola do Agrupamento, de forma a ajustar-se
com o propósito da investigação e a alinhar-se com os objetivos da
mesma.
No âmbito desta investigação, foram realizadas oito entrevistas a
profissionais com funções estratégicas, tais como a Diretora do
Agrupamento, a Técnica de Serviço Social, duas Psicólogas, o
Professor responsável pela Coordenação da Indisciplina e a Professora
Responsável pela Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação
Inclusiva, bem como a duas alunas.
Os resultados da investigação permitiram compreender a relevância da
mediação em contexto escolar, enquanto ferramenta de gestão positiva
das tensões e conflitos, sendo notórias as vantagens da Mediação
Intercultural. No entanto, foram também identificadas algumas
dificuldades na consolidação destas práticas, especialmente no que toca
à sua implementação, sob uma perspetiva mais preventiva e não
unicamente paliativa.
Description
Keywords
Territórios Educativos de Intervenção Prioritária Contexto Educativo Diversidade Cultural Indisciplina Mediação Intercultural Violência Escolar