Publication
Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
dc.contributor.advisor | Correia, Sónia Cristina Lopes | |
dc.contributor.author | Pedro, Mafalda Sofia Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2019-02-06T13:54:01Z | |
dc.date.available | 2019-02-06T13:54:01Z | |
dc.date.issued | 2018-11-21 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Está dividido em duas partes: a primeira refere-se ao contexto de Creche e a segunda ao de Jardim de Infância. Na primeira parte encontram-se os capítulos 1 e 2, e na segunda os capítulos 3 e 4. O capítulo 1 diz respeito à dimensão reflexiva da minha Prática Pedagógica em Creche e nele pode-se encontrar uma breve caracterização do contexto educativo como as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com 1 ano e os seguintes pontos: a) a Creche na vida da criança, b) a importância da observação, c) o papel da rotina no dia-a-dia da criança. No capítulo 2 encontra-se o ensaio investigativo que incidiu na temática das interações em contexto de Creche. Seguindo uma metodologia qualitativa, este estudo procurou identificar as formas de interação de duas crianças de catorze e dezasseis meses com os objetos no momento do almoço. Os resultados revelaram que a criança LP (16 meses) interagiu com a comida, a colher e a taça predominantemente através do tato e das vocalizações indefinidas e a criança LO (14 meses) através do tato e do olhar. O capítulo 3 refere-se à dimensão reflexiva relativa ao contexto de Jardim de Infância. Nele apresenta-se o contexto educativo no qual realizei a minha Prática Pedagógica e as caraterísticas de desenvolvimento e aprendizagem da criança em idade Pré-Escolar. Para além destes dados, reflito ainda sobre: a) planificar segundo os interesses das crianças e b) a documentação pedagógica. O capítulo 4 intitula-se “Investigar com as crianças” e revela a investigação sobre caracóis realizada em contexto de Jardim de Infância de acordo com a Metodologia de Trabalho de Projeto. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202165086 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3797 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Rotina | pt_PT |
dc.subject | Projeto | pt_PT |
dc.subject | Interação | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.title | Da Creche ao Jardim de Infância – o meu percurso na construção da profissionalidade docente | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Da+Creche+ao+Jardim+de+Infância+_+o+meu+percurso+na+construção+da+profissionalidade+docente+-+Ma.pdf
- Size:
- 2.38 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: