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A perceção do consumidor face à informação nutricional presente nos produtos alimentares

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Susana Luísa da Custódia Machado
dc.contributor.advisorSilva, Maria Manuel Gil de Figueiredo Leitão e
dc.contributor.authorPais, Patrícia Sofia Malaquias
dc.date.accessioned2020-01-13T12:56:17Z
dc.date.available2020-01-13T12:56:17Z
dc.date.issued2019-06-18
dc.description.abstractA rotulagem de produtos alimentares tem, como principal função, disponibilizar a informação completa do conteúdo e da composição dos produtos, para que o consumidor possa fazer as suas escolhas, controlando assim a sua saúde e satisfazendo os seus interesses. O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a perceção do consumidor relativamente à rotulagem dos produtos alimentares. Por outro lado, pretendeu-se avaliar se a lista de ingredientes é um fator determinante para compra/consumo e se existe um padrão de consumo associado à lista de ingredientes dos produtos habitualmente consumidos. Adicionalmente pretendeu-se ainda averiguar se os consumidores têm por hábito ler os rótulos nutricionais, assim como as listas de ingredientes, por forma a identificar os distintos fatores/situações que influenciam a sua leitura. Para alcançar os objetivos do presente trabalho, realizou-se um questionário a 480 consumidores, residentes na região Oeste (maioritariamente em Torres Vedras). Através dos resultados alcançados foi possível concluir que a perceção do consumidor face à rotulagem nutricional está correlacionada com as suas habilitações académicas. Neste sentido, os inquiridos consideraram que os principais motivos que afetam a leitura dos rótulos, bem como da lista de ingredientes, são o desconhecimento dos termos técnicos e o tamanho da letra (pequena). Por outro lado, outros fatores relevantes que motivam a leitura dos rótulos nutricionais/lista de ingredientes estão associados à compra de novos produtos no mercado (e/ou produtos adquiridos pela primeira vez). Nesses casos, o interesse do consumidor recai maioritariamente na informação nutricional, sendo o valor energético o fator que considera mais importante. É de realçar que existe uma pequena percentagem de consumidores que tem conhecimento de qual o máximo diário recomendado (para um adulto saudável) de sal e açúcar. Com este estudo, pretendeu-se contribuir para que as entidades de saúde, em conjunto com os principais intervenientes no setor alimentar, incrementarem mecanismos para proporcionar uma leitura mais acessível, apelativa e informada dos rótulos nutricionais/lista de ingredientes, para todos os consumidores.pt_PT
dc.identifier.tid202363856pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4383
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectrotulagempt_PT
dc.subjectlista de ingredientespt_PT
dc.subjectleiturapt_PT
dc.subjectprodutos alimentarespt_PT
dc.subjectconsumidorpt_PT
dc.subjectquestionáriopt_PT
dc.titleA perceção do consumidor face à informação nutricional presente nos produtos alimentarespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentarpt_PT

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