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Authors
Abstract(s)
A rotulagem de produtos alimentares tem, como principal função, disponibilizar a
informação completa do conteúdo e da composição dos produtos, para que o consumidor possa
fazer as suas escolhas, controlando assim a sua saúde e satisfazendo os seus interesses.
O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a perceção do consumidor
relativamente à rotulagem dos produtos alimentares. Por outro lado, pretendeu-se avaliar se a
lista de ingredientes é um fator determinante para compra/consumo e se existe um padrão de
consumo associado à lista de ingredientes dos produtos habitualmente consumidos.
Adicionalmente pretendeu-se ainda averiguar se os consumidores têm por hábito ler os rótulos
nutricionais, assim como as listas de ingredientes, por forma a identificar os distintos
fatores/situações que influenciam a sua leitura. Para alcançar os objetivos do presente trabalho,
realizou-se um questionário a 480 consumidores, residentes na região Oeste (maioritariamente
em Torres Vedras).
Através dos resultados alcançados foi possível concluir que a perceção do consumidor
face à rotulagem nutricional está correlacionada com as suas habilitações académicas. Neste
sentido, os inquiridos consideraram que os principais motivos que afetam a leitura dos rótulos,
bem como da lista de ingredientes, são o desconhecimento dos termos técnicos e o tamanho da
letra (pequena). Por outro lado, outros fatores relevantes que motivam a leitura dos rótulos
nutricionais/lista de ingredientes estão associados à compra de novos produtos no mercado
(e/ou produtos adquiridos pela primeira vez). Nesses casos, o interesse do consumidor recai
maioritariamente na informação nutricional, sendo o valor energético o fator que considera mais
importante. É de realçar que existe uma pequena percentagem de consumidores que tem
conhecimento de qual o máximo diário recomendado (para um adulto saudável) de sal e açúcar.
Com este estudo, pretendeu-se contribuir para que as entidades de saúde, em conjunto
com os principais intervenientes no setor alimentar, incrementarem mecanismos para
proporcionar uma leitura mais acessível, apelativa e informada dos rótulos nutricionais/lista de
ingredientes, para todos os consumidores.
Description
Keywords
rotulagem lista de ingredientes leitura produtos alimentares consumidor questionário