Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorAntónio, Ana Raquel Henriques
dc.date.accessioned2020-01-23T16:10:07Z
dc.date.accessioned2020-01-23T16:10:13Z
dc.date.available2020-01-23T16:10:07Z
dc.date.available2020-01-23T16:10:13Z
dc.date.issued2019-11-27
dc.description.abstractO presente relatório, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes distintas: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na Parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas, relativas a aspetos considerados mais relevantes durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Por ordem, encontra-se a reflexão alusiva ao contexto de Creche (crianças de 12/24 meses); Jardim de Infância (crianças de 3/6 anos) e, seguidamente, a reflexão do contexto de 1.º CEB (2.º ano e 3.º ano de escolaridade). Na Parte II, encontra-se, principalmente, o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma é que o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos, tendo-se definido os seguintes objetivos: (1) Identificar a numerosidade que as crianças fazem através do subitizing; (2) Caraterizar os tipos de subitizing utilizados; (3) Perceber de que forma o padrão figurativo influencia a competência de subitizing; (4) Refletir sobre a sequência de tarefas implementadas. Perante o estudo investigativo efetuado, o mesmo indicia que a sequência de tarefas implementadas, pedagogicamente, auxiliou na recolha dos dados necessários, bem como indicia que de facto o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos e, consequentemente, o desenvolvimento do sentido de número, sendo fundamental que as crianças treinem a perceção visual relativa a diferentes disposições para um mesmo número, levando-as a reconhecer a mancha gráfica sem recorrer à contagem.pt_PT
dc.identifier.tid202380858pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/4557
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectNúmeropt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectSubitizingpt_PT
dc.titleRefletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório+de+Mestrado[7].pdf
Size:
1.31 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: