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Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barata, Clarinda Luísa Ferreira | |
dc.contributor.author | António, Ana Raquel Henriques | |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T16:10:07Z | |
dc.date.accessioned | 2020-01-23T16:10:13Z | |
dc.date.available | 2020-01-23T16:10:07Z | |
dc.date.available | 2020-01-23T16:10:13Z | |
dc.date.issued | 2019-11-27 | |
dc.description.abstract | O presente relatório, referente ao Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes distintas: Parte I – Dimensão Reflexiva e Parte II – Dimensão Investigativa. Na Parte I, apresentam-se as reflexões críticas, fundamentadas, relativas a aspetos considerados mais relevantes durante as Práticas Pedagógicas nos diferentes contextos. Por ordem, encontra-se a reflexão alusiva ao contexto de Creche (crianças de 12/24 meses); Jardim de Infância (crianças de 3/6 anos) e, seguidamente, a reflexão do contexto de 1.º CEB (2.º ano e 3.º ano de escolaridade). Na Parte II, encontra-se, principalmente, o estudo investigativo concretizado, cuja finalidade foi compreender de que forma é que o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos, tendo-se definido os seguintes objetivos: (1) Identificar a numerosidade que as crianças fazem através do subitizing; (2) Caraterizar os tipos de subitizing utilizados; (3) Perceber de que forma o padrão figurativo influencia a competência de subitizing; (4) Refletir sobre a sequência de tarefas implementadas. Perante o estudo investigativo efetuado, o mesmo indicia que a sequência de tarefas implementadas, pedagogicamente, auxiliou na recolha dos dados necessários, bem como indicia que de facto o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos e, consequentemente, o desenvolvimento do sentido de número, sendo fundamental que as crianças treinem a perceção visual relativa a diferentes disposições para um mesmo número, levando-as a reconhecer a mancha gráfica sem recorrer à contagem. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202380858 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4557 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Número | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Subitizing | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre como o padrão figurativo influencia a competência de subitizing, em crianças de 5/6 anos | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |