Repository logo
 
Publication

TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: O PAPEL DA INTERPRETAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS COM ALUNOS DO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO

datacite.subject.fosCiências Sociais::Sociologiapt_PT
dc.contributor.advisorProença, Ana Paula Coelho de Pina
dc.contributor.authorPimenta, Larissa Silva
dc.date.accessioned2024-08-02T11:29:34Z
dc.date.available2024-08-02T11:29:34Z
dc.date.issued2024-07-24
dc.description.abstractDentro do sistema educativo português, no que se refere ao Ensino Artístico, desde 1983 que a Legislação tem vindo a sofrer sucessivas alterações. No que contempla à regulamentação vigente desde 2018, são apenas homologados os Cursos Artísticos Especializados de Música e Dança. O Decreto-lei 70/21, altera a Lei, incluindo no Currículo o Curso Básico de Teatro. Neste quadro legislativo, o estudo realizado centra-se no ensino do teatro, em articulação com o Ensino Básico Geral. Nesse sentido, desenvolve-se um projeto que se enquadra nos domínios organizadores dos Referenciais Curriculares, para verificar o desenvolvimento de competências na área do teatro, com alunos que frequentaram os 2 anos do segundo ciclo do Ensino Básico, iniciando a sua formação no ano letivo de 2022/2023 e terminando em 2023/2024. Decorrente deste enquadramento e destas condições, a questão de investigação que orientou este Estudo foi: “De que forma a disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro pode contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão artística, pessoais e de comunicação nos alunos do 2º Ciclo do Ensino Artístico Especializado?” Seguiu-se um plano de investigação-ação, desenvolvendo propostas pedagógicas elaboradas e implementadas em duas fases. Os participantes do Estudo foram sete alunos, provindos de três Agrupamentos de Escolas que se agregaram à Escola de Artes e Movimento. Os resultados obtidos suportam as conclusões de que as propostas implementadas na disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro promoveram o desenvolvimento de competências de expressão artística ao nível teórico, comunicacional, técnico e criativo, sendo ainda reforçada a colaboração em grupo, verificando-se uma evolução do desenvolvimento cognitivo emocional e social dos alunos, corroborado por pais e professores.pt_PT
dc.identifier.tid203670361pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/9896
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectInterpretaçãopt_PT
dc.subjectEnsino Artístico Especializadopt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectEnsino Articuladopt_PT
dc.subjectEnsino Básico do 2º Ciclopt_PT
dc.titleTEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: O PAPEL DA INTERPRETAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS COM ALUNOS DO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADOpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Intervenção e Animação Artísticaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
miaa_-teatro-na-escola-publica_larissa-pimenta_após correções formais.pdf
Size:
2.38 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: