Publication
TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: O PAPEL DA INTERPRETAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS COM ALUNOS DO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Proença, Ana Paula Coelho de Pina | |
dc.contributor.author | Pimenta, Larissa Silva | |
dc.date.accessioned | 2024-08-02T11:29:34Z | |
dc.date.available | 2024-08-02T11:29:34Z | |
dc.date.issued | 2024-07-24 | |
dc.description.abstract | Dentro do sistema educativo português, no que se refere ao Ensino Artístico, desde 1983 que a Legislação tem vindo a sofrer sucessivas alterações. No que contempla à regulamentação vigente desde 2018, são apenas homologados os Cursos Artísticos Especializados de Música e Dança. O Decreto-lei 70/21, altera a Lei, incluindo no Currículo o Curso Básico de Teatro. Neste quadro legislativo, o estudo realizado centra-se no ensino do teatro, em articulação com o Ensino Básico Geral. Nesse sentido, desenvolve-se um projeto que se enquadra nos domínios organizadores dos Referenciais Curriculares, para verificar o desenvolvimento de competências na área do teatro, com alunos que frequentaram os 2 anos do segundo ciclo do Ensino Básico, iniciando a sua formação no ano letivo de 2022/2023 e terminando em 2023/2024. Decorrente deste enquadramento e destas condições, a questão de investigação que orientou este Estudo foi: “De que forma a disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro pode contribuir para o desenvolvimento de competências de expressão artística, pessoais e de comunicação nos alunos do 2º Ciclo do Ensino Artístico Especializado?” Seguiu-se um plano de investigação-ação, desenvolvendo propostas pedagógicas elaboradas e implementadas em duas fases. Os participantes do Estudo foram sete alunos, provindos de três Agrupamentos de Escolas que se agregaram à Escola de Artes e Movimento. Os resultados obtidos suportam as conclusões de que as propostas implementadas na disciplina de Interpretação do Curso Básico de Teatro promoveram o desenvolvimento de competências de expressão artística ao nível teórico, comunicacional, técnico e criativo, sendo ainda reforçada a colaboração em grupo, verificando-se uma evolução do desenvolvimento cognitivo emocional e social dos alunos, corroborado por pais e professores. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203670361 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/9896 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Artística | pt_PT |
dc.subject | Interpretação | pt_PT |
dc.subject | Ensino Artístico Especializado | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.subject | Ensino Articulado | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico do 2º Ciclo | pt_PT |
dc.title | TEATRO NA ESCOLA PÚBLICA: O PAPEL DA INTERPRETAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ARTÍSTICAS COM ALUNOS DO ENSINO ARTÍSTICO ESPECIALIZADO | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- miaa_-teatro-na-escola-publica_larissa-pimenta_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.38 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description:
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.32 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: