Publication
Que Escola Será Esta?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Magueta, Lúcia Grave | |
dc.contributor.advisor | Kowalski, Maria Pereira | |
dc.contributor.author | Santos, André Souza dos | |
dc.date.accessioned | 2019-07-19T11:32:19Z | |
dc.date.available | 2019-07-19T11:32:19Z | |
dc.date.issued | 2019-05-13 | |
dc.description.abstract | Constantes mudanças dos meios de comunicação e como eles articulam diferentes modos semióticos na construção de significados demandam dos sujeitos contemporâneos o desenvolvimento de sua literacia a nível multimodal. Pensando este desenvolvimento desde as etapas iniciais de letramento, este relatório apresenta como o uso da bandas desenhadas e fotografias permite a crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico fazerem usos de experiências estéticas e artísticas no desenvolvimento de narrativas sobre o seu espaço escolar. Resultado de três meses de intervenção artística com crianças entre 8 a 10 anos do Ensino Básico de Leiria, “Que Escola Será Esta?” foi um projeto de Investigação-Ação que articulou estudos de semiótica social e sua abordagem multimodal com as linguagens das bandas desenhadas e fotografias. Além dos modos de comunicação, também esteve no centro da atenção as relações das crianças com o espaço escolar, onde estabelecem relações extrafamiliares e têm oportunidades de desenvolvimento social e crítico. Na busca de maneiras com que a experiência artística colabore a este desenvolvimento, o projeto de intervenção buscou em sessões semanais estimular as crianças na criação de bandas desenhadas, fotografias e experimentações plásticas. Ao contribuir para o desenvolvimento de uma literacia multimodal, além da dicotomia textual e visual, buscou-se articular linguagens artísticas a uma produção crítica e reflexiva acerca dos espaços de convivência e trocas sociais do ambiente escolar, partindo do olhar da criança, de seu repertório imagético e cultural, gostos e afetividades relacionadas aos espaços dados. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202263657 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/4001 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Banda desenhada | pt_PT |
dc.subject | Fotografia | pt_PT |
dc.subject | Literacia multi-modal | pt_PT |
dc.subject | Semiótica social | pt_PT |
dc.title | Que Escola Será Esta? | pt_PT |
dc.title.alternative | Narrativas sobre o espaço através de bandas desenhadas e fotografias com crianças do 4º Ano do 1º Ciclo do Ensino Básico de Leiria | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas | pt_PT |