Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
10.41 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Constantes mudanças dos meios de comunicação e como eles articulam diferentes modos semióticos na construção de significados demandam dos sujeitos contemporâneos o desenvolvimento de sua literacia a nível multimodal. Pensando este desenvolvimento desde as etapas iniciais de letramento, este relatório apresenta como o uso da bandas desenhadas e fotografias permite a crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico fazerem usos de experiências estéticas e artísticas no desenvolvimento de narrativas sobre o seu espaço escolar.
Resultado de três meses de intervenção artística com crianças entre 8 a 10 anos do Ensino Básico de Leiria, “Que Escola Será Esta?” foi um projeto de Investigação-Ação que articulou estudos de semiótica social e sua abordagem multimodal com as linguagens das bandas desenhadas e fotografias. Além dos modos de comunicação, também esteve no centro da atenção as relações das crianças com o espaço escolar, onde estabelecem relações extrafamiliares e têm oportunidades de desenvolvimento social e crítico.
Na busca de maneiras com que a experiência artística colabore a este desenvolvimento, o projeto de intervenção buscou em sessões semanais estimular as crianças na criação de bandas desenhadas, fotografias e experimentações plásticas. Ao contribuir para o desenvolvimento de uma literacia multimodal, além da dicotomia textual e visual, buscou-se articular linguagens artísticas a uma produção crítica e reflexiva acerca dos espaços de convivência e trocas sociais do ambiente escolar, partindo do olhar da criança, de seu repertório imagético e cultural, gostos e afetividades relacionadas aos espaços dados.
Description
Keywords
Escola Comunicação Banda desenhada Fotografia Literacia multi-modal Semiótica social