Repository logo
 
Publication

UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ABORDAGEM AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorLeal, Rita Alexandra Bettencourt
dc.contributor.advisorLuís, Joana Alexandra Soares de Freitas
dc.contributor.advisorCorreia, Sónia Cristina Lopes
dc.contributor.authorSousa, Margarida Raquel Cavaco Pires
dc.date.accessioned2025-07-15T11:30:41Z
dc.date.available2025-07-15T11:30:41Z
dc.date.issued2025-05-29
dc.description.abstractO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar correspondente aos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023, sendo que se divide em duas partes. A primeira parte refere-se à dimensão reflexiva pertencente às práticas de ensino supervisionadas em contexto de Creche, Jardim de Infância I e II. Esta contém reflexões das aprendizagens, desafios, propostas sugeridas, projetos realizados, experiências vivenciadas e conquistas que ocorreram nos diferentes contextos educativos onde foram efetuadas as práticas. No contexto de creche destacam-se temas relevantes como a creche e as rotinas diárias, o momento do acolhimento e o papel do educador. No contexto de Jardim de Infância I evidencia-se o papel do/a educador/a no jardim de infância, as emoções e o portfólio. Quanto ao contexto de Jardim de Infância II reflete-se sobre a heterogeneidade e o papel da diferenciação pedagógica, a aprendizagem lúdica no jardim de infância, a voz ativa da criança no processo educativo e a metodologia de trabalho por projeto. A segunda parte é relativa à dimensão investigativa realizada no contexto de Jardim de Infância II. Foi desenvolvido um estudo de caráter qualitativo sobre como cinco crianças se expressavam quando ouviam três estilos diferentes de música (rock, popular e infantil). Para a recolha de dados recorreu-se à observação participante (através de gravações videográficas e registos no diário de campo) e a entrevistas semiestruturadas. O método de análise dos dados centrou-se na análise de conteúdo e análise descritiva. Os resultados obtidos permitem perceber/identificar como as crianças se movimentavam corporalmente e que tipo de movimentos se evidenciavam de acordo com as categorias e subcategorias dos “Temas do Movimento” e a evolução de cada criança na primeira parte da análise. Conclui-se que os movimentos realizados pelas crianças foram diversificados ao longo das sessões implementadas, sendo que os mais comuns foram saltar, abrir e fechar as pernas, levantar os braços, balançar e rodopiar o corpo. Relativamente aos estilos musicais, o que diferenciou os movimentos foi a sua intensidade. Já a segunda parte centrou-se na análise das entrevistas semiestruturadas de cada criança. Por fim, apresentam-se as considerações finais em que se descreve brevemente, o essencial do percurso académico e o que contribuiu significativamente para construir a futura educadora que quero ser.por
dc.identifier.tid203970209
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/13641
dc.language.isopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectAprendizagens
dc.subjectDança
dc.subjectExpressão Corporal
dc.subjectMovimento
dc.subjectMúsica
dc.subjectEducação Pré-escolar
dc.titleUM OLHAR REFLEXIVO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A ABORDAGEM AO MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
marg_versaofinal_2025_após correções formais.pdf
Size:
1.89 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: