Publication
Percurso de experiências e aprendizagens em contexto de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: conceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º CEB
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leal, Rita Alexandra Bettencourt | |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Guerreiro, Ana Margarida Areias | |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T13:38:27Z | |
dc.date.available | 2022-04-19T13:38:27Z | |
dc.date.issued | 2022-02-24 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, realizado na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Este tem como principal intenção tornar visível as aprendizagens que vivenciei nos diferentes contextos da Prática de Ensino Supervisionada, estando organizado em duas dimensões. A primeira parte se intitula de dimensão reflexiva, e apresenta uma reflexão crítica e fundamentada do vivenciado em contexto de Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão apresento o percurso realizado através do ciclo interativo observação, planificação, intervenção, reflexão e avaliação, bem como efetuo um balanço das experiências vivenciadas. A segunda parte, designada dimensão investigativa, diz respeito a um estudo realizado sobre as conceções e práticas educativas dos educadores de infância e professores de 1.º CEB sobre o espaço exterior como potenciador de aprendizagem. Teve como objetivos: i) compreender as conceções dos educadores de infância e dos professores de 1.º ciclo sobre o impacto da utilização do espaço exterior no processo de aprendizagem das crianças; ii) identificar práticas/propostas educativas dos docentes no espaço exterior e aprendizagens subjacentes às mesmas, iii) compreender o papel do docente enquanto promotor da aprendizagem no espaço exterior, iv) refletir sobre o contributo do espaço exterior para o processo de aprendizagem das crianças. Para atingir estes objetivos, seguiu-se um estudo de caráter qualitativo desenvolvido em contexto de Jardim de Infância, no 1.º ano, no 2.º semestre do mestrado. Relativamente à metodologia adotada recorreu-se a uma entrevista semiestruturada a 4 docentes e à análise documental de uma planificação e do projeto de turma/grupo, a cada um dos entrevistados. Os resultados obtidos demonstram, que a maioria dos docentes entrevistados considera que a maior vantagem da utilização do espaço exterior diz respeito às aprendizagens significativas que este proporciona, mais concretamente relacionadas com as áreas de expressão e comunicação/ português, matemática e educação artística, área de formação pessoal e social/cidadania e desenvolvimento e área do conhecimento do mundo/ estudo do meio. Relativamente às desvantagens, a mais mencionada diz respeito à falta de condições materiais, de espaços e à localização da Instituição. Apesar das vantagens e das desvantagens, é possível verificar que a maioria dos docentes entrevistados, apresentam uma utilização frequente do espaço exterior, participando ativamente nas brincadeiras das crianças. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202993752 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/7027 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-Escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Brincar | pt_PT |
dc.title | Percurso de experiências e aprendizagens em contexto de Educação de Infância e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O espaço exterior como potenciador de aprendizagem: conceções e práticas educativas dos educadores de infância e dos professores de 1.º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório P.E.S._Ana Guerreiro_após correções formais.pdf
- Size:
- 2.39 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: