Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre a Prática Pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarata, Clarinda Luísa Ferreira
dc.contributor.authorDionísio, Sara Isabel Simões
dc.date.accessioned2021-08-12T10:56:34Z
dc.date.available2021-08-12T10:56:34Z
dc.date.issued2021-07-23
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em dois tópicos: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das práticas, assim como apresentar os pilares que sustentam a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso desenvolvido na Prática Pedagógica em Jardim de Infância. Este tem como objetivos: compreender como as atividades enviadas, durante o período do primeiro confinamento, foram vistas pelas famílias e pelas crianças; identificar as principais dificuldades sentidas pelas famílias e compreender a forma como as Tecnologias da Informação e Comunicação facilitaram a relação escola-família, durante o confinamento. Assim, as perguntas de partidas foram as seguintes: “Qual o papel das TIC na manutenção da relação escola-família, num período de confinamento?”, “Quais as dificuldades sentidas pelas famílias na dinamização das atividades sugeridas pelos mestrandos e pelas educadoras de infância, no período confinamento?” e “Em que medida as propostas educativas sugeridas foram importantes para as crianças e as famílias, durante o período de confinamento?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, os registos fotográficos/videográficos e os inquéritos por questionário e por entrevista. A análise dos dados foi realizada através de análise especulativa e análise estatística. Com o término da investigação, podese perceber que as TIC facilitaram, na maioria dos casos, a comunicação entre a escola e a família, contudo não foram suficientes para todas as famílias se envolverem; que a maior dificuldade reportada foi a gestão do tempo e que, através das atividades enviadas, foi possível manter a relação entre as crianças e a escola, dando continuidade às aprendizagens.pt_PT
dc.identifier.tid202756343pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/6083
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectTecnologia educativapt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectRelação escola-famíliapt_PT
dc.subjectPandemiapt_PT
dc.titleRefletindo sobre a Prática Pedagógicapt_PT
dc.title.alternativeAs TIC na manutenção da relação escola-família, em contexto de JI, no período de confinamentopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório final_Sara Dionísio.pdf
Size:
32.74 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: