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Advisor(s)
Abstract(s)
As acelerações científicas e tecnológicas nas sociedades
contemporâneas e as novas práticas manegerialistas agregadas a uma
nova gestão pública, conjuntamente com os novos normativos legais,
vieram impor, aos sistemas educativos em geral e as organizações
escolares em particular, a necessidade de adoção de estratégias que
visem a eficiência e eficácia e sempre numa lógica de melhoria contínua
da qualidade dos serviços prestados. Nesta perspetiva, os sistemas e
modelos de gestão da qualidade, agregados aos processos de avaliação,
assumem-se como instrumentos determinantes para a melhoria da
qualidade do serviço prestado e potenciadores de desenvolvimento da
organização escolar e da comunidade onde se insere.
Nesse sentido, e como refere Silvestre et. all (2011), “numa escola que
se pretende simultaneamente inclusiva e de excelência, … o
conhecimento das formas de envolvimento na AA organizacional quer
dos alunos, quer das famílias, … afigura-se-nos como uma necessidade
inquestionável, …, capazes de responder à medida das necessidades
específicas de cada contexto escolar e, também, de todos e de cada um
dos atores organizacionais”.
Também a Recomendação nº 2/2015, de 25 de março do Conselho
Nacional da Educação, destacando o envolvimento, compromisso e
responsabilização das famílias como parâmetros fundamentais para o
combate ao insucesso e à retenção escolar, recomenda que a escola
valorize “o papel dos representantes parentais nos órgãos de
gestão/estruturas das escolas” e adote “práticas de envolvimento e
corresponsabilização parental no processo educativo.” (CNE, 2015)
Assim, e na ausência, pelos menos em nosso entender, de instrumentos
facilitadores dessas práticas de envolvimento parental, com evidência
de validação (pelo menos no domínio da sua fiabilidade) nem, em nossa
opinião, com suficiente consistência teórica e que permitissem
percecionar a satisfação dos Pais e/ou Encarregados de Educação com
o serviço educativo prestado, propusemo-nos conceber e validar, a nível
da sua consistência e fiabilidade, um Instrumento de Avaliação da
Satisfação com a prestação de serviço educativo, pelos Pais e/ou
Encarregados de Educação, no âmbito de 1 Agrupamento de Escola.
Para o efeito e como forma de recolha de dados, recorremos a
entrevistas semiestruturada para a identificação dos itens a constarem
no questionário, para posterior aplicação num teste piloto, onde
pudéssemos aferir da sua consistência e fiabilidade, através da leitura
do alfa de Cronbach.
Da análise dos resultados obtidos, e após uma síntese do enquadramento
teórico, adequada ao âmbito deste estudo e no âmbito das teorias gerais
da Qualidade, designadamente, dos sistemas e modelos com aplicação
especifica no campo da educação, poderemos inferir que alcançamos o
objetivo geral a que nos propusemos.
Description
Keywords
Avaliação da Satisfação dos Pais CAF EQAVET Serviço Educativo SERVQUAL