Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 6 of 6
  • Gestão da Escola : Percursos investigativos - Volume 1
    Publication . Barreto, Antónia; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Sousa, Marlene
  • Estudo de Antecipação das Necessidades de Qualificações na Região de Leiria: Relatório
    Publication . Lopes, Ana Sofia Patrício Pinto; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Costa, Rogério Paulo Pais da; Santos, Rui Filipe Vargas de Sousa; Ferreira, Vítor Hugo dos Santos
    Neste estudo é efetuada uma análise detalhada da procura (atual e esperada) de qualificações de nível intermédio (ensino secundário) associada aos cursos profissionais na Região de Leiria. Para isso, levaram-se a cabo exercícios de aprofundamento regional que se baseiam na metodologia SANQ (Sistema de Antecipação de Necessidades de Qualificações) que se estrutura em torno de dois eixos: “Eixo 1 – Análise de dinâmica recente do mercado de trabalho” e “Eixo 2 – Análise prospetiva da evolução da procura de qualificações”. Relativamente ao Eixo 1, e no sentido de melhor entender o contexto da Região de Leiria, é feito um profundo diagnóstico regional, onde se analisam várias dimensões: População, Educação, Dinâmica Económica, Mercado de Trabalho. De seguida, caracteriza-se a um nível mais micro, as dinâmicas de evolução do emprego nos últimos anos com dados disponíveis nos Quadros de Pessoal através da determinação de um painel de indicadores. No Eixo 2 utilizam-se diferentes instrumentos metodológicos, compreendendo uma abordagem quantitativa (através de um inquérito às empresas orientado para explorar as tendências do emprego e as necessidades de qualificações do tecido empresarial e da caracterização das ofertas de emprego) e uma abordagem qualitativa (via elaboração de entrevistas e focus-group a variados stakeholders e a análise de documentos estratégicos sobre o desenvolvimento económico regional) possibilitando uma compreensão mais profunda das necessidades de qualificações. De seguida, é feita a análise dos domínios técnicos/profissionais associados às qualificações intermédias, com a finalidade de avaliar como se tem distribuído o investimento em formação inicial de dupla certificação pelas diferentes áreas de formação e cursos e, desse modo, apreciar o grau de adequação na resposta às necessidades do mercado de trabalho. A análise de toda esta informação, bastante rica pela diversidade de instrumentos utilizados na sua recolha, possibilitou depois a elaboração de um mapa de relevâncias para as diferentes áreas de formação/ cursos de nível 4 considerando alguns ajustamentos face ao proposto para a Região Centro.
  • Formación continua de profesores para una orientación CTS de la enseñanza de química: un estudio de caso
    Publication . Martins, Isabel P.; Pedrosa, Maria Arminda; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva
    El presente artículo expone sumariamente las características generales de la educación científica emergente en el umbral del siglo XXI y algunos condicionamientos socioeconómicos que la contextualizan. Asume que sus finalidades subyacentes se enmarcan en el movimiento CTS y que éste contribuye a perfilar metodologías y enfoquesnnovadores en la enseñanza de las ciencias, con el objetivo de desarrollar la capacitación científica (y tecnológica) de los alumnos. Describe las características y los resultados principales de un programa de formación continua de profesores de ciencias/química concebido para contribuir a hacer efectiva esta meta de la educación científica mediante elmpulso de unandispensablennovación de las prácticas.
  • Gestão da Escola : Percursos investigativos - Volume 2
    Publication . Barreto, Antónia; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Sousa, Marlene; Barata, Clarinda
  • Supply and demand matching of VET skills - a regional case study
    Publication . Lopes, Ana Sofia; Rebelo, Isabel; Santos, Rui; Costa, Rogério; Ferreira, Vítor
    The proper alignment between supply of Vocational Education and Training (VET) and labour market demand is critical to successfully achieve VET’s main benefits, such as reduction of academic dropout rates, unemployment reduction and economic growth. This article presents the study carried out in Leiria region (Portugal) to define VET areas priorities at the secondary education level. A mixed methodology was applied by using both quantitative (employment microdata, employers survey and employment offers analysis) and qualitative (interviews, focus groups and documents analysis) instruments and techniques. A diverse group of stakeholders (e.g. regional policymakers and private and public sectors’ employers) were heard in order to anticipate the market’s needs for skills. The results, obtained through the various methodologies, point to the same skills’ priorities and reveal several mismatches between demand and supply of qualifica-tions. Thus, this study helps policymakers to prioritize areas of education and VET providers to design courses aligned with the real needs of the region’s labour market. Additionally, several challenges are identified, as the need of a better dialogue between the VET system and employers. By increasing the quality of VET supply, our policy suggestions contribute to reduce future demand-supply imbal-ances, and therefore, to reduce unemployment, control the demographic problem, increase the companies’ expansion and promote regional development.
  • Formación continua de profesores para una orientación CTS de la enseñanza de química. Un estudio de caso
    Publication . Martins, Isabel P.; Rebelo, Isabel Sofia Godinho da Silva; Pedrosa, Maria Arminda
    This paper summarily exposes the general characteristics of the emergent science education in the treshold of the twenty century and some socio-economical conditions that contextualiza it. It is supposed that its subjacent finalities frame in the STS movement and that this contibutes to profile new methodologies and focus in science teaching, with the aim of the development pupils scientific (and technological) skills.