Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Pedras Ribeiro, Ricardo

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • A incorporação sociocultural como Fator Intensificador da Experiência Turística – o caso do Mercado Medieval de Óbidos
    Publication . Ribeiro, Ricardo José Pedras Rodrigues; Almeida, António Sérgio Araújo de; Dias, Francisco Teixeira Pinto
    A Gestão da Experiência Turística Global dos Destinos tem vindo a assumir-­se nas Ciências do Turismo como uma base incontornável no âmbito da atratividade e consequentemente da própria Imagem Turística. O diagnóstico e compreensão dos mecanismos culturais, sociais, económicos e espaciais que influenciam o processo de intensificação da Experiência Turística é uma matéria em aberto, fazendo jus ao imenso campo de estudo que define a intangibilidade como elemento diferenciador da oferta turística de outros tipos de produtos. Mercê do seu percurso nos últimos anos, o Mercado Medieval de Óbidos (MMO) surgiu-­nos como um estudo de caso, suscetível de evidenciar num curto espaço temporal e numa área territorial totalmente definida, Fatores Intensificadores da Experiência Turística, cuja estratificação estará ainda numa fase embrionária. Com recurso a uma metodologia quantitativa e qualitativa, o presente estudo evidenciou a Incorporação sociocultural por parte do Turista ou Visitante como uma ferramenta de apropriação e integração na realidade local, perspetivando-­a como Fator Intensificador da Experiência Turística no MMO.
  • Fatores intensificadores da experiência turística: O caso do mercado medieval de Óbidos, Portugal
    Publication . Ribeiro, Ricardo José Pedras Rodrigues; Dias, Francisco; Almeida, António Sérgio Araújo de
    O presente estudo examina o Mercado Medieval de Óbidos (MMO), Portugal, visando evidenciar alguns aspetos relevantes da gestão e cocriação da experiência turística em eventos de recriação histórica. Partindo de uma revisão da literatura sobre conceitos centrais e da observação das interações no seio da organização do evento, foi elaborado um Modelo de Gestão de Experiências em Eventos de Recriação Histórica, servindo de grelha de leitura ao processo de cocriação do certame como um todo. Adotou-se como instrumento analítico a Pirâmide da Experiência Turística (Tarssanen e Kylänen, 2005) com o objetivo de examinar fatores de intensificação da experiência que levam à incorporação de valores da comunidade por parte dos visitantes. Neste estudo de caso conclui-se que os principais fatores de intensificação da experiência turística são o envolvimento, a perceção de autenticidade e os sentidos lúdico e educacional.