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- Todos Diferentes, Todos Animais : a história de um livro inclusivoPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana«Todos Diferentes, Todos Animais» é um livro que pretende tocar, simultaneamente, o lúdico e o didático, que servirá de estímulo a atitudes mais inclusivas e à criação de conteúdos acessíveis a crianças com necessidades especiais, mas também para todos os interessados na temática e literatura infanto-juvenil. Fruto do envolvimento de diversos serviços do Instituto Politécnico de Leiria, o livro é «traduzido» em diferentes formatos: braille, relevo e interpretado em língua Gestual Portuguesa e em Símbolos Pictográficos para a Comunicação, transformando assim o livro num instrumento inclusivo e essencial para desenvolver atividades de leitura com crianças com necessidades educativas especiais ou com crianças em idade pré-escolar e escolar. Esta adaptação teve como objetivo promover a participação ativa das crianças, tornando-a mais eficaz através do manuseamento das diferentes versões. O livro impresso é composto pela história original e pela mesma em versão pictográfica, possui ainda um código QR que remete para www.todosdiferentes.ipleiria.pt no qual é disponibilizado nas versões audiolivro/videolivro em Língua Gestual Portuguesa.
- Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria : espaços da comunicaçãoPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana; Lila, Pedro; Moreira, FranciscoUma Biblioteca que se encontra ao serviço de comunidades que lidam por natureza com a inovação e o empreendedorismo não pode alhear-se dessa realidade e tem que investir em novos procedimentos e novos serviços, adequados aos públicos-alvo que pretende atrair e envolver. A forma e os meios usados na comunicação com o público que se pretende atrair ditam o índice de capacidade de um serviço de envolver os seus públicos-alvo (...)
- Plataforma web: referências bibliográficas e citaçõesPublication . Costa, Sandro; Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana; Marcos, RosaA plataforma «Referências Bibliográficas e citações» disponibilizada pelas Bibliotecas (DSD) e pela Unidade de Ensino a Distância (UED) do Politécnico de Leiria é uma ferramenta criada de raiz com o propósito de apoiar os estudantes do Instituto de forma direta mas também estudantes de outras instituições que sentem dificuldades na produção de trabalhos científicos, nas referências bibliográficas e nas citações. Este motor de pesquisa permite aos estudantes procurar especificamente por palavras-chave o que pretendem referenciar e ou citar e encontrar a melhor forma de o fazer, assim como exemplos concretos criados pelas Bibliotecas do Instituto. Mediante a criação de uma conta pessoal, esta plataforma permite aos alunos guardar o histórico de pesquisas, os favoritos e as notas.
- Leiria em rede: uma teia de cooperação e colaboraçãoPublication . Gonçalves, Liliana; Correia, DulceA Rede Concelhia de Bibliotecas de Leiria nasceu em 2001 e, era constituída pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e pelas 19 Bibliotecas Escolares existentes na altura. Em 2010, com a perspetiva de criar mais laços, esta rede foi alargada a outros parceiros, nomeadamente o Instituto Politécnico de Leiria, através das suas Bibliotecas, a Fundação Mário Soares – Centro Cultural – Casa Museu João Soares e os Centros de Formação – Rede de Cooperação e Aprendizagem e o Centro de Formação de LeiriMar. Fruto deste trabalho conjunto, esta rede tem vindo a consolidar-se e a acrescentar mais-valias à área de atuação e ao público-alvo de todos os parceiros, tendo como missão promover o livro, a leitura e as literacias, potenciando os recursos e os serviços das bibliotecas do concelho de Leiria e, como visão, ser um fator determinante no desenvolvimento de melhores leitores, cidadãos ativos, criativos e críticos. Com o nascimento do Portal da Rede de Bibliotecas de Leiria, ambicionou-se expandir e diversificar os canais de comunicação e interação com os utilizadores das várias bibliotecas, mas também potenciar e reforçar as valências e serviços, colaborando para desenvolver a qualidade, eficiência e economia nas respostas aos utilizadores.
- Bibliotecas em rede: Serviços de Documentação do IPL, Biblioteca Municipal de Leiria e Rede Concelhia de Bibliotecas Escolares de LeiriaPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana
- Páginas de inclusão nas Bibliotecas do IPLPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana
- Marketing cultural como ferramenta de comunicação estratégica: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Liliana dos Santos; Faustino, João Paulo JesusA Comunicação Estratégica e Institucional tem o objetivo de aproximar as instituições do seu público-alvo, mas também de melhorar o seu posicionamento junto dos seus stakeholders. As instituições com fins lucrativos e sem fins lucrativos utilizam ferramentas e mecanismos de comunicação que lhes permitem transmitir as mensagens mais adequadas aos seus objetivos. As Instituições de Ensino Superior não fogem a esse paradigma e têm procurado utilizar estratégias no âmbito do mercado das ideias como mecanismo de posicionamento junto das comunidades onde se inserem. A utilização de estratégias como a do Marketing Cultural e Editorial, não só ao nível da produção de livros enquanto produto, mas também na questão da comunicação por conteúdo, podem ser um importante aliado na relação das instituições com as suas audiências. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo principal perceber se o Marketing Cultural pode ser uma ferramenta de comunicação vantajosa em Instituições de Ensino Superior. Para a encontrar a resposta a esta questão optou-se por realizar um estudo de caso intrínseco, recorrendo a uma metodologia qualitativa. Numa primeira fase, foram recolhidos todos os dados relativos à observação participante e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados alcançados com a observação participante, foram realizadas entrevistas aos professores bibliotecários do concelho de Leiria. Os resultados da presente investigação indicam que o Marketing Cultural é uma ferramenta útil de Comunicação Estratégica em Instituições de Ensino Superior. O caso aqui estudado poderá ser replicado noutro tipo de instituições, não só as de Ensino Superior, mas também de outras naturezas, como forma de Responsabilidade Social, e no âmbito da construção e consolidação de laços com o público-alvo e com a comunidade envolvente.
- Bibliotecas do Ensino Superior : inovar para envolverPublication . Correia, Dulce; Gonçalves, Liliana; Marcos, Rosa; Moreira, FranciscoAs Bibliotecas, nomeadamente as de ensino superior, têm que acompanhar as constantes mudanças tecnológicas, económicas e sociais que se vão operando no meio que as envolve, sobretudo ao nível do seu público-alvo, sob pena de morrerem lentamente. Uma Biblioteca que se encontra ao serviço de comunidades que lidam por natureza com a inovação e o empreendedorismo não pode alhear-se dessa realidade e tem que investir em novos procedimentos e novos serviços, adequados ao público-alvo que pretende atrair e envolver. As Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria perseguem esse objetivo e, sempre que possível, apostam em procedimentos e novos serviços com o objetivo de envolver colaboradores e atrair o público que procuram servir. O Sistema de Identificação Digital utilizando a tecnologia RFID, a utilização do cartão do cidadão como cartão de leitor e a Estante Digital são exemplos disso. No âmbito do projeto de requalificação da Biblioteca Campus 3 (Escola Superior de Artes e Design da Caldas da Rainha do Instituto Politécnico de Leiria), financiado pelo QREN, foram adquiridos diversos equipamentos com a tecnologia RFID, com vista à implementação desta tecnologia quer na circulação e empréstimo, quer na inventariação das obras. Assim, este sistema efetua a inventariação automatizada das obras, permitindo saber com exatidão quantas estão desaparecidas ou arrumadas fora do lugar. Esta tecnologia, integrada com o software de gestão de bibliotecas, permite ainda emprestar e devolver vários itens em simultâneo em vez de os passar individualmente pelo leitor ótico, procedendo também em simultâneo à desativação das etiquetas no empréstimo e à ativação na devolução. Outra inovação instituída por estes serviços foi a utilização do Cartão de Cidadão, enquanto cartão de leitor. Com o apoio dos técnicos dos Serviços de Informática, foi desenvolvida uma aplicação para que o Cartão do Cidadão passasse a ser usado como cartão de leitor das Bibliotecas do IPLeiria, permitindo, desta forma, tornar as atividades de circulação e empréstimo mais ágeis e rápidas. Por outro lado, uma vez que estes serviços deixaram de emitir cartões de leitor, este processo veio também permitir uma redução de custos. Para além das tecnologias atrás referidas, que permitiram uma agilização dos movimentos nos balcões de atendimento, foi também introduzida outra inovação na área da divulgação e promoção do fundo documental: a Estante Digital. Este novo serviço pretende ir ao encontro dos novos nativos digitais, que querem a informação à distância de um clique. Assim, às estantes convencionais juntam-se agora estantes digitais, com códigos QR que os conduzem, através dos dispositivos móveis, a conteúdos digitais dos mais variados temas e áreas.