Loading...
4 results
Search Results
Now showing 1 - 4 of 4
- Inter-group conflict and disintegration: the Portuguese immigrant community in Macao after the COVID-19 pandemicPublication . Branco, InêsThis study aims to investigate the impact of recent events on the Portuguese immigrant community residing in Macao, focusing on inter-group conflict, integration, and disintegration concepts. The research methodology employed includes a thorough literature review, statistical data analysis, in-depth interviews, and subsequent content analysis. Findings reveal that the strict measures implemented by the local government to achieve zero COVID-19 cases, along with the repercussions of the Hong Kong Umbrella Movement, have given rise to an inter-group conflict and to the departure of Portuguese immigrants. However, there is no evidence to indicate a decline or disintegration of this community
- Média e integração de imigrantesPublication . Branco, InêsEste artigo tem por base a investigação de doutoramento “A importância dos média e da língua de acolhimento na integração de imigrantes. Estudos de caso: a comunidade nepalesa de Portugal e a comunidade portuguesa em Macau”, defendida em dezembro de 2015. A pesquisa focou-se na comunidade imigrante portuguesa em Macau e na comunidade imigrante nepalesa em Portugal. Analisou os usos dos média – étnicos, mainstream e transnacionais – por imigrantes durante o processo de integração: na manutenção de laços com o país de origem e na adaptação à sociedade de acolhimento, em que a língua de acolhimento assume um papel crucial. A investigação enquadra-se nos estudos de audiências e baseia-se na teoria dos Usos e Gratificações dos Média (Katz, Blumler, & Gurevitch, 1974). No que respeita à integração assenta no modelo de estratégias de aculturação de Berry & Sam (2001, 2006). Quanto à língua, assenta na teoria do poder e da prática de Bourdieu (1991), especificamente na parte relativa ao poder simbólico da língua. Quanto à metodologia, foram realizadas oito entrevistas em profundidade na comunidade nepalesa e 29 entrevistas na comunidade portuguesa. A amostra foi de conveniência e teoricamente sustentada. A seguir às entrevistas, foi feita uma análise de conteúdo individual e transversal. Para o presente livro, atendendo ao tema, vamos focar-nos apenas na parte relativa à importância dos média.
- Os portugueses (ainda) em Macau: uma comunidade em reconstruçãoPublication . Branco, InêsEsta pesquisa incide na comunidade portuguesa de Macau e surge na sequência de uma primeira realizada em 2013. Oito anos passados, procuramos saber o que mudou. Em 2013, dois acontecimentos haviam marcado a história recente da comunidade. Um, na região de acolhimento — a entrega do território à República Popular da China, em 1999; outro, no país de origem — a crise económica iniciada em 2008. Atualmente, um novo evento veio juntar-se aos dois anteriores: a pandemia de coronavírus (COVID-19). Terá sido este o único novo acontecimento a fazer mudar a vida desta comunidade? Reconstruindo a amostra inicial, feita em 2013, fizemos oito entrevistas, desta vez por escrito, recorrendo ao e-mail. Procurámos fazer um autorretrato da comunidade portuguesa, saber o que mudou desde 2013 e qual o lugar da língua portuguesa e das outras línguas de acolhimento no seio da sociedade macaense.
- Média e integração de imigrantesPublication . Branco, InêsEste artigo tem por base a investigação de doutoramento “A importância dos média e da língua de acolhimento na integração de imigrantes. Estudos de caso: a comunidade nepalesa de Portugal e a comunidade portuguesa em Macau”, defendida em dezembro de 2015. A pesquisa focou-se na comunidade imigrante portuguesa em Macau e na comunidade imigrante nepalesa em Portugal. Analisou os usos dos média – étnicos, mainstream e transnacionais - por imigrantes durante o processo de integração: na manutenção de laços com o país de origem e na adaptação à sociedade de acolhimento, em que a língua de acolhimento assume um papel crucial. A investigação enquadra-se nos estudos de audiências e baseia-se na teoria dos Usos e Gratificações dos Média (Katz, Blumler, & Gurevitch, 1974). No que respeita à integração assenta no modelo de estratégias de aculturação de Berry & Sam (2001, 2006). Quanto à língua, assenta na teoria do poder e da prática de Bourdieu (1991), especificamente na parte relativa ao poder simbólico da língua. Quanto à metodologia, foram realizadas oito entrevistas em profundidade na comunidade nepalesa e 29 entrevistas na comunidade portuguesa. A amostra foi de conveniência e teoricamente sustentada. A seguir às entrevistas, foi feita uma análise de conteúdo individual e transversal. Para o presente livro, atendendo ao tema, vamos focar-nos apenas na parte relativa à importância dos média.