Loading...
2 results
Search Results
Now showing 1 - 2 of 2
- Dislexia no ensino superior: contributos do Serviço de Apoio ao Estudante e do Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Sousa, CéliaTendo o Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) verificado uma crescente procura de apoio para avaliação e intervenção em casos de Dislexia em estudantes que frequentam o Ensino Superior e para que este seja inclusivo e promotor de uma igualdade de oportunidades para todos os estudantes, o SAPE tem vindo a desenvolver actividades na área, com o intuito de contribuir para uma minimização do impacto da Dislexia no rendimento académico e auto500 conceito dos estudantes e disponibilizar/desenvolver estratégias de suporte para lidar com os níveis de ansiedade associados à problemática em questão.
- Dislexia em estudantes do ensino superior : alguns dados da intervenção no Instituto Politécnico de LeiriaPublication . Alves, Sandra; Filipe, Luís Pereira; Pereira, Ana Patrícia; Seco, Graça Maria dos Santos Batista; Pereira, MarcelinoApesar do interesse crescente pela dislexia (Gilroy et. al., 1996, citados por Hatcher, Snowling & Griffiths, 2002), sente-se a necessidade de investigação adicional sobre esta problemática e a forma como condiciona o percurso escolar dos estudantes que frequentam o Ensino Superior (ES). Essa carência é particularmente relevante na instituição onde trabalhamos, pois temos assistido a uma procura crescente dos nossos serviços por parte dos estudantes com dislexia. Conscientes que não se regista um consenso entre os vários autores em domínios tais como a etiologia, sintomatologia e estratégias de intervenção (Pereira, 1990; Pereira, 1995; Ridell & Weedon, 2006) pretendemos com o presente artigo analisar algumas das especificidades relacionadas com os estudantes disléxicos que frequentam o ES, dando a conhecer os dados relacionados com o seu percurso escolar, diagnóstico(s) prévio(s), medidas educativas implementadas e principais dificuldades sentidas recorrendo, para o efeito, a uma amostragem recolhida no Instituto Politécnico de Leiria. Apresentaremos também as estratégias de avaliação e intervenção que têm sido implementadas pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) junto destes alunos no sentido de promover o seu sucesso académico e bem-estar, numa perspectiva de inclusão e igualdade de oportunidades para todos no ES.