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- WOM antecedents of city residents: differences between men and womenPublication . Santos, Sara; Santo, Pedro Espírito; Augusto, LuisaThe impact of the COVID-19 pandemic on tourism has reduced the flow of visitors to cities, paralyzing what was a growing sector in recent years. Currently, cities urgently need to attract tourists to their territories. In this dissemination of cities, the role of citizens residing in cities cannot be neglected since, through their word of mouth (WOM), they promote their cities' experiences, infrastructure, and atmosphere. However, the WOM of cities differs between men and women. In this context, our study aimed to explore the factors that influence WOM by men and women residing in cities, identifying that infrastructure, atmosphere, and perceived psychological well-being play an essential role in this influence. Thus, this cross-sectional study obtained data through a questionnaire that resulted in a sample consisting of 428 individuals. The hypothesis test was carried out using SMART PLS software and identified that infrastructure, atmosphere, and perceived psychological well-being positively influence citizens' WOM. In this context, our research contributes to those responsible for cities to develop actions, with their citizens, with the aim of disseminating their heritage and encouraging tourists to visit the territories through them.
- A influencia das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos: evidências para a comunicação dos destinosPublication . Oliveira, Adriana José de; Pereira, Ana Maria Rodrigues; Santo, Pedro Manuel do Espírito; Santos, Sara Cristina Valente dosA competitividade turística tem sido crescente nos últimos anos. Com a internet, que permite que os turistas pesquisem os seus destinos para férias autonomamente, a competitividade entre locais turísticos tem sido mais agressiva. Neste contexto, a comunicação dos territórios com o objetivo da sua promoção e divulgação das suas características diferenciadoras tem-se centrado na apresentação dos recursos de cada território aos turistas. As motivações que estão na base da escolha do destino turístico nem sempre são conhecidas e, por vezes negligenciadas no marketing turístico. Assim, esta investigação identifica motivações que influenciam a escolha de um destino e tem como objetivo explorar as suas consequências. Deste modo, através de uma amostra de turistas portugueses, foi testada, através de PLS (Partial Least Squares) a influência das motivações dos turistas na visita a diferentes destinos. Este estudo encontrou evidências para a comunicação dos destinos como referido nas conclusões apresentadas.
- O papel da qualidade de vida, comunicação e imagem afetiva no WOM dos residentes na promoção turísticaPublication . Oliveira, Adriana José de; Augusto, Luísa Paula; Santo, Pedro Manuel do Espírito; Santos, Sara Cristina Valente dosAo residir num território, o cidadão experiencia a cidade, constrói emoções e vive a sua cidade de forma única. Com a evolução do turismo e aumento da competitividade entre destinos turísticos, o word of mouth (WOM) tornou-se cada vez mais um método estratégico a ser potenciado pelas entidades turísticas e destinos. Em especíco, o WOM que os residentes fazem das suas cidades torna-se cada vez mais relevante para as cidades captarem ainda mais turistas. Assim, realizou-se um estudo com uma amostra de 428 indivíduos que, através de equações estruturais identicou o papel da qualidade de vida dos residentes, da comunicação e da imagem afetiva no WOM. Esta investigação revela que é importante melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e denir uma estratégia de comunicação eciente com o ob- jetivo de que os residentes nas cidades realizem cada vez mais word of mouth positivo dos seus territórios.