ESSLei - Revista Research & Networks in Health, N.º2, Vol. 1
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- Physical activity and Quality of Life of Medical studentsPublication . Silva, Darlen Josilda da; Filho, João Ghizzo; Nazário, Nazaré Otília; Schneider, Dulcineia Ghizoni; Kretzer, Márcia ReginaIntrodução: Qualidade de vida é um tema amplamente discutido no meio científico nos últimos anos. A Atividade Física melhora a qualidade de vidadas pessoas em geral. As exigências do ensino do curso de medicina podem interferir nos hábitos de vida saudáveis e na qualidade de vida dos alunos. Objetivo: Analisar a associação entre o padrão de atividade física e a qualidade de vida nos estudantes do curso de Medicina de Santa Catarina/Brasil. Métodos: Estudo transversal, realizado na Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), com alunos do 1º e 6º ano do curso de Medicina. Os dados foram colhidos de março-junho/2014, utilizado o instrumento WHOQOL-bref e o Questionário Internacional de Atividade Física - versão curta. Para a análise de dados utilizouse o programa SPSS-18.0, Teste qui-quadrado, ANOVA e comparação de médias pelo Test t Student, valor de p < 0,05 e intervalo de confiança de 95%. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da UNISUL. Resultados:Participaram do estudo 119 estudantes, 72,3% do sexo feminino, entre 17 e 34 anos, 87,4% solteiros. Na atividade física, 36,1% ativos e 34,5% irregularmente ativos. Melhor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (60,4) e pior no Psicológico (63,8). Estudantes do último ano tiveram melhor qualidade de vida no domínio Meio Ambiente (p = 0,035). Os Muito Ativos tiveram melhores escores de qualidade de vida em todos os domínios. Os sedentários apresentaram a menor média de qualidade de vida no domínio Relações Sociais (63,3). Conclusão: Ao associar o padrão de atividade física com os domínios de qualidade de vida, destacase que os indivíduos classificados como “Muito Ativos” apresentaram maiores médias de escores de qualidade de vida em todos os domínios.
- Morpho-functional characterization of cardiac chambers of young athletes of gymnastics competition by Transthoracic EchocardiographyPublication . Fonseca, Virgínia; Colaço, Diogo; Neves, VanessaEm resposta à prática de atividade física intensa e prolongada surgem adaptações morfológicas e funcionais a nível cardiovascular, no entanto, estas adaptações fisiológicas podem ser confundidas com alterações patológicas. Este estudo teve como objetivo caracterizar, por ecocardiografia transtorácica, a morfologia e função cardíaca, em jovens atletas de ginástica artística de competição. Este estudo foi realizado numa população de atletas de ginástica artística feminina, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos de idade. Todos os indivíduos (n=8) foram submetidos a Ecocardiografia transtorácica, seguindo o protocolo de estudo definido. A análise estatística das Health Research Unit (UIS) School of Health Sciences (ESSLei) Polytechnic of Leiria Morro do Lena – Alto do Vieiro 2411-901 Leiria, Portugal Citation: Fonseca, V., Colaço, D. & Neves, V. (2016). Morpho-functional characterization of cardiac chambers of young athletes of gymnastics competition by Transthoracic Echocardiography. Res Net Health 2, e-1-12. Received: 28th October 2016 Accepted: 17th October 2016 Published: 30th December 2016 Copyright: This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original author and source are credited. Corresponding author: Virgínia Fonseca virginia.fonseca@estesl.ipl.pt Page 2 of 12 Characterization of cardiac chambers of young gymnasts by ECG RESEARCH AND NETWORKS IN HEALTH variáveis de estudo, foi realizada utilizando estatística descritiva sendo os resultados considerados estatisticamente significativos quando o valor p < 0,05. Nas cavidades esquerdas, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas na espessura, massa e diâmetro ventricular. Por outro lado, verificou-se um aumento significativo da área da aurícula esquerda. O aumento da aurícula esquerda é comum em atletas devido ao aumento de pressão na cavidade durante a prática de exercício e que parece ser influenciado pelo tipo de treino, principalmente pela combinação entre o treino isométrico e isotónico. Relativamente à Função Diastólica, verificou-se um aumento significativo da onda E e do Ratio E/A. Em vários estudos relativos à Função Diastólica em atletas, tem sido verificado um aumento da velocidade da onda E e aumento do Ratio E/A. Estes achados encontrados nos atletas são sugestivos de uma função diastólica supernormal mediada por uma combinação entre a melhoria do relaxamento ventricular inicial e um aumento da compliance do ventrículo esquerdo. Com este estudo foi possível concluir, que nas atletas jovens de ginástica artística feminina de competição da amostra, todos os parâmetros analisados por ecocardiografia transtorácica se encontraram dentro dos limites da normalidade, quando comparados com as Guidelines. Verificou-se a existência de diferenças estatisticamente significativas para o valor médio de referência na área da aurícula esquerda e função diastólica.
- The Quality of Life of persons with significant support needs: content validity of the Portuguese version of Escala de San MartínPublication . Rodrigo, António; Santos, Sofia; Gomes, FernandoIntrodução: A avaliação da qualidade de vida (QV) só agora tem sido utilizada em Portugal na área da dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID). Até ao momento, não se conhece nenhum instrumento direcionado para pessoas com necessidades de apoio significativas pelo que o objetivo deste estudo foi a análise da validade de conteúdo da referida escala. Métodos: A Escala San Martin foi traduzida para português (PESM), de acordo com as diretrizes internacionais para estudos interculturais. Para este efeito, foram calculados os Índices de Validade de Conteúdo (acordo universal e média), bem como o Kappa de Cohen. A PESM foi aplicada a 52 adultos (idades acima de 18 anos) institucionalizados, com DID e com necessidades de apoio significativas. Resultados: Os índices obtidos consideraram todos os itens relevantes, com concordância moderada entre os peritos. Conclusão: Os resultados apontaram para a relevância dos itens em todos os oito domínios, indicando a validade de conteúdo da PESM para a avaliação da qualidade de vida de pessoas com menor nível de funcionalidade.
- Training of working memory in Occupational Therapy with cognitive rehabilitation Software CogniPlus®: single subject experimental studyPublication . Marques, Sara; Virgílio, Joana; Silva, Sara; Lino, Tiago; Ribeiro, JaimeIntrodução: As tecnologias de reabilitação cognitiva constituem uma potencial abordagem de reabilitação em vários domínios específicos da cognição, nos quais se inclui a memória. O presente estudo teve como objetivo determinar as eventuais relações causais da utilização do software de reabilitação cognitiva CogniPlus® no treino da memória de trabalho num caso único. Métodos: Estudo de sujeito único ou intrassujeito, quase-experimental, realizado através de um protocolo de treino de 10 sessões com 4 programas computorizados de treino da memória de trabalho. Na monitorização do programa, o sujeito foi avaliado através Escala de Memória de Wechsler como pré- e pós-teste. Resultados: Os dados mensuráveis revelam alterações no quociente de memória entre as avaliações (74 para 85 pontos), bem como melhorias na avaliação da atenção pelo teste TP, 45 para 67 pontos, reforçando a comprovada relação entre a atenção e o processo cognitivo da memória. Conclusão: O programa de treino CogniPlus® teve influência positiva sobre quociente de memória do sujeito em estudo, nomeadamente no controle mental e na aprendizagem associativa. Uma terceira avaliação sugere a necessidade da continuidade do programa de intervenção por um período de tempo mais extenso. São necessários mais estudos para se aferir a eficácia deste programa de treino, no desempenho ocupacional junto de indivíduos com problemáticas de memória de várias etiologias.
- Health Education Project – The challenges of feedingPublication . Fonseca, Tânia; Dias, João Canossa; Cordeiro, Catarina; Rego, Sara; Fiúza, Carolina; Machado, AnaIntrodução: As Necessidades Especiais na Alimentação (NEA) surgem, frequentemente, em pessoas com alterações neurológicas e perturbações do desenvolvimento, que poderão depender de cuidadores no processo de alimentação. O restrito acesso a (in)formação na área dos cuidados com a alimentação condiciona a implementação das melhores estratégias perante situações de risco e/ou rejeição alimentar, conduzindo à insegurança e ansiedade no cuidador. Objetivos: Apresentar e implementar uma proposta de programa de Educação para a Saúde (EpS) no âmbito das NEA; avaliá-lo em termos de outputs e outcomes; refletir quanto à pertinência deste tipo de programas. Métodos: Foram utilizados o Modelo Interativo de Planificação de Programas, a Abordagem dos Cinco Passos para a Monitorização e Avaliação e o Modelo de Avaliação Multinível. Resultados: Verificou-se que 90% dos cuidadores não tinha tido acesso a formação na área da alimentação e que as maiores dificuldades foram o seu posicionamento e o da pessoa cuidada. As dificuldades assinaladas com maior frequência nos indivíduos com NEA foram engasgamentos, queda anterior de alimento e o facto de a deglutição só ocorrer com quantidade excessiva de alimento na cavidade oral. A satisfação média dos participantes nas sessões formativas situou-se entre “Satisfeito(a)” e “Muito satisfeito(a)” e os mesmos adquiriram com sucesso os conhecimentos objetivados. Conclusões: O presente estudo permitiu a apresentação e implementação de uma proposta de programa de EpS no âmbito das NEA, fazendo-se uma avaliação positiva do mesmo. Compreendeuse a relevância deste tipo de programas, pois atuando numa problemática negligenciada e com externalidades pode gerar-se valor para a sociedade.
- Translation and Cross-cultural Adaptation to Portuguese of the Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P)Publication . Gomes, Maria Dulce; Fernandes, Paulo; Dixe, Maria dos Anjos; Pinto, Branca; Sousa, Madalena; Batista, SaraIntrodução: A intervenção baseada na teoria da integração sensorial é largamente utilizada pelos terapeutas ocupacionais no seu trabalho com crianças com problemas de desenvolvimento, de aprendizagem ou de comportamento. Um dos aspetos metodológicos mais relevantes para a determinação destes fatores é a utilização de instrumentos de avaliação padronizados fiáveis e fidedignos e que têm vindo a ser desenvolvidos, em particular nos Estados Unidos da América (Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P)), e que permitem não só avaliar a eficácia da intervenção, mas também orientar o terapeuta na decisão das suas intervenções. Objetivos: O objetivo do estudo foi realizar a 1ª fase da adaptação cultural do SPM-P, que permite identificar as dificuldades da criança ao nível do processamento sensorial em dois contextos: casa e escola, e a versão para o português do instrumento. Métodos: O processo de adaptação cultural envolveu cinco etapas: tradução, síntese das traduções, retroversão, painel de peritos e apresentação das versões retro traduzidas dos dois instrumentos aos autores para aprovação do processo de adaptação. Resultados: Durante o processo de tradução e retroversão do instrumento, foi constituído um painel de peritos com domínio simultâneo no inglês e no conteúdo/conceito (integração sensorial). Health Research Unit (UIS) School of Health Sciences (ESSLei) Polytechnic of Leiria Morro do Lena – Alto do Vieiro 2411-901 Leiria, Portugal Citation: Gomes, M., Fernandes, P., Dixe, M., Pinto, B., Sousa, M. & Batista, S. (2016). Translation and Crosscultural Adaptation to Portuguese of the Sensory Processing Measure - Preschool (SPM-P). Res Net Health 2, e1-6. Received: 31st January 2015 Accepted: 27th July 2015 Published: 30th December 2016 Copyright: This is an open access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original author and source are credited. Funding: Associação 7Senses – Integração sensorial, 4470- 134, Maia, Portugal Corresponding author: Dulce Gomes dulce.gomes@ipleiria.pt Page 2 of 6 Translation and Cross-cultural Adaptation to Portuguese of the SPM-P RESEARCH AND NETWORKS IN HEALTH Sugestões feitas pelo painel de peritos foram incluídas na versão final do instrumento. 75 itens da versão casa e 75 da versão escola obtiveram 100% de consenso na avaliação da relevância e adequação. Na primeira avaliação realizada pelos autores foram questionados 12 itens, na versão casa, representando 84% de aprovação e 15 itens na versão escola, representando 80% de aprovação. Após a introdução de todas as alterações sugeridas pelos autores, o conteúdo do instrumento foi validado. Conclusão: A fim de determinar as caraterísticas psicométricas, esta versão da escala será aplicada a um número elevado de crianças.