Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
124.15 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Introdução: As Necessidades Especiais na Alimentação (NEA) surgem, frequentemente, em
pessoas com alterações neurológicas e perturbações do desenvolvimento, que poderão depender de
cuidadores no processo de alimentação. O restrito acesso a (in)formação na área dos cuidados com
a alimentação condiciona a implementação das melhores estratégias perante situações de risco e/ou
rejeição alimentar, conduzindo à insegurança e ansiedade no cuidador. Objetivos: Apresentar e
implementar uma proposta de programa de Educação para a Saúde (EpS) no âmbito das NEA;
avaliá-lo em termos de outputs e outcomes; refletir quanto à pertinência deste tipo de programas.
Métodos: Foram utilizados o Modelo Interativo de Planificação de Programas, a Abordagem dos
Cinco Passos para a Monitorização e Avaliação e o Modelo de Avaliação Multinível. Resultados:
Verificou-se que 90% dos cuidadores não tinha tido acesso a formação na área da alimentação e
que as maiores dificuldades foram o seu posicionamento e o da pessoa cuidada. As dificuldades
assinaladas com maior frequência nos indivíduos com NEA foram engasgamentos, queda anterior
de alimento e o facto de a deglutição só ocorrer com quantidade excessiva de alimento na cavidade
oral. A satisfação média dos participantes nas sessões formativas situou-se entre “Satisfeito(a)” e
“Muito satisfeito(a)” e os mesmos adquiriram com sucesso os conhecimentos objetivados.
Conclusões: O presente estudo permitiu a apresentação e implementação de uma proposta de
programa de EpS no âmbito das NEA, fazendo-se uma avaliação positiva do mesmo. Compreendeuse a relevância deste tipo de programas, pois atuando numa problemática negligenciada e com
externalidades pode gerar-se valor para a sociedade.
Description
Keywords
Necessidades Especiais na Alimentação Cuidadores Educação para a Saúde
Citation
Fonseca, T., Dias, J., Cordeiro, C., Rego, S., Fiúza, C., Machado, A. (2016). Health Education Project – The challenges of feeding. Res Net Health 2, e-1-12.
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria