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ESSLei - Relatórios técnicos

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  • Observatório para a Saúde dos Estudantes do Instituto Politécnico de Leiria - Relatório Técnico 2024
    Publication . Graça Henriques, Carolina Miguel; de Matos Gonçalves, Pedro Jorge; Matos, Rui; MENDES, SUSANA; Toneca, Cláudia Andreia Cunha Belém; Oliveira Diz, Susana Cristina; Ferreira, Bárbara
    O Instituto Politécnico de Leiria está comprometido com a promoção de estilos de vida saudável e ativa na comunidade académica, em alinhamento com a definição de Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS). No âmbito do programa Healthy Campus, a saúde, o bem-estar e os estilos de vida saudáveis são preocupações cada vez mais presentes na nossa Instituição, pelo que solicitámos a colaboração de todos os estudantes para o preenchimento de um questionário, devidamente aprovado pela Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Leiria - Parecer N.º CE/IPLEIRIA/53/2023, que se realiza no âmbito do Observatório da Saúde dos Estudantes do Politécnico de Leiria, cujos resultados aqui são apresentados e que nos permitem desenhar intervenções que vão ao encontro das necessidades dos nossos estudantes em matéria de saúde, bem-estar e estilos de vida saudáveis.
  • Avaliação do impacto das abordagens bottom-up e top-down nas atividades da vida diária em pessoas com neglect – revisão sistemática
    Publication . Rosa, Marlene; Vieira, Andreia; Novo Bártolo, Marisa; Martins, Ana Rita; Oliveira, Catarina; Silva, Cândida
    RESUMO | INTRODUÇÃO: Atualmente não existe um consenso entre quais as caraterísticas das abordagens (bottom-up ou top-down) mais eficazes na reabilitação das Atividades da Vida Diária (AVDs) em pessoas com Síndrome de Neglect (SN). OBJETIVO: Caracterizar as abordagens (bottom-up ou top-down) e o seu impacto nas AVDs em adultos e idosos com SN. MÉTODOS: Esta revisão sistemática foi realizada de acordo com a recomendação PRISMA - Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados PubMed, Web of Science, PEDro e Cochrane. Foram considerados estudos experimentais em que pelo menos uma técnica das abordagens bottom-up e top-down fosse utilizada. A ferramenta Joanna Briggs Institute Critical Appraisal Checklist for RCTs foi utilizada para avaliar a qualidade metodológica dos estudos. Foi usada a seguinte combinação de palavras chave: Neglect Syndrome OR Unilateral Syndrome OR Neglect (…) AND Activities of Daily Living OR Daily (…) AND Treatment OR Intervention OR Technique (…). RESULTADOS: Foram incluídos 16 estudos, dos quais 9 incluem técnicas de abordagem bottom-up, 6 incluem técnicas de abordagem top-down e 1 artigo inclui técnicas das duas abordagens. As técnicas da abordagem bottom-up que aumentaram a independência nas AVDs foram Visuomotor Feedback Training, Smooth Pursuit Eye Movement Training e a combinação de Eye Patching com Constraint-induced Therapy. Na abordagem top-down as técnicas com os mesmos resultados foram Visual Scanning, Mental Practice, Continuous Theta Burst Stimulation e Transcranial Direct Current Stimulation. CONCLUSÃO: As abordagens bottom-up e top-down aumentam a independência nas AVDs e cada uma contém técnicas com significativo impacto positivo, como Visuomotor Feedback Training e Continuous Theta Burst Stimulation. O presente trabalho permitiu uma análise crítica à classificação das abordagens em bottom-up e top-down, uma vez que não são sensíveis à distinção dos mecanismos de reabilitação envolvidos.
  • A promoção da esperança em fim de vida: avaliação da efetividade de um programa de intervenção em pessoas com doença crónica avançada e progressiva
    Publication . Querido, Ana
    A Esperança é essencial na experiência de viver com a doença crónica avançada e progressiva. Manter a esperança em situações de sofrimento físico, psicológico, espiritual e social requer uma gestão das condições facilitadoras e inibidoras da esperança, num equilíbrio que pode ser muito difícil conseguir sem a ajuda de profissionais competentes. A promoção da esperança enquanto foco da área de atenção de Enfermagem é imperativa na prática dos enfermeiros que cuidam de doentes em situação de fim de vida, capaz de produzir resultados no aumento do conforto e da qualidade de vida. No entanto as intervenções dirigidas à promoção da esperança são frequentemente inespecíficas na sua natureza, pouco adaptadas às reais necessidades dos doentes e de efeito difícil de avaliar. Com o objetivo de desenvolver e testar um programa de promoção de esperança para as pessoas com doença crónica avançada e progressiva, realizou-se este trabalho composto por quatro estudos: - O primeiro permitiu adaptar à realidade portuguesa e validar os instrumentos de medida de esperança (HHI) conforto (HCQ) e qualidade de vida (MQOL) numa amostra de 205 doentes em fase paliativa em diferentes contextos. Os resultados permitiram obter instrumentos válidos, com boas capacidades psicométricas, capazes de medir a eficácia de intervenções nestas variáveis; - O segundo visou o estudo das características da esperança, conforto e qualidade de vida (QV) na mesma amostra, para identificar a relação entre estas variáveis e os fatores mediadores. Os resultados permitiram identificar as necessidades de esperança dos doentes e as condições sociodemográficas e clínicas influentes na sua esperança, que foram tidos em consideração na criação do programa de intervenção. O objetivo do terceiro estudo foi construir um programa de intervenção de Enfermagem para promover a esperança a partir da revisão da literatura e dos resultados do estudo anterior. O Programa de Promoção de Esperança (PPE) cumpre as premissas das intervenções de enfermagem efetivas. No quarto estudo testou-se a efetividade do PPE nas variáveis esperança, conforto e QV, num desenho experimental longitudinal do tipo préteste – pós teste ao longo de um mês. A amostra de 26 doentes em fase paliativa foi randomizada em dois grupos equivalentes e a aplicação do programa foi realizada no domicílio a um dos grupos. Os resultados são favoráveis à efetividade do PPE na promoção da esperança, com efeitos positivos no conforto e na QV. Os resultados contribuem para uma prática mais efetiva, um ensino mais dirigido às intervenções autónomas e para uma investigação mais produtiva.