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ESAD.CR - Mestrado em Artes do Som e da Imagem

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Recent Submissions

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  • TESTE-ABC
    Publication . Silva, António; Oliveira, José
  • Exploração Espectral do Ruído
    Publication . Bastos, Miguel Angelo Ferrão de; Duarte, Susana Nascimento; Wanke, Riccardo
    Este projeto de tese de mestrado propõe-se a investigar a forma como o ruído pode ser encarado no âmbito das artes sonoras e audiovisual. As experiências resultantes desta abordagem do ruído serviram para produzir um álbum de peças sonoras cuja composição foi guiada por uma ideia de continuidade que determinou que quando uma peça acaba, a seguinte continua a partir de um timbre que serve de ponte sonora, com uma inspiração progressiva na sua montagem, na medida em que há uma continuação entre cada faixa. Estas peças permitiram a exploração das diversas técnicas apresentadas ao longo do relatório e serviram para aprofundar a forma como o ruído pode ser usado como uma ferramenta valiosa no processo de produção artística. Considerando o contexto histórico e técnico, o projeto tem também o objetivo de apresentar certos métodos de trabalhar o som, capazes de oferecer novos sons e possibilidades de desenho de som através do desenho em espectrograma. Além disso, o projeto contextualiza historicamente o uso do ruído na criação artística e o desenvolvimento das tecnologias que permitiram a sua exploração espectral.
  • Tempestade Criativa: A exteriorização do espaço mental no cinema
    Publication . Bernardo, Beatriz dos Santos; Bértolo, José Luís Magusteiro
    Pretende-se neste projeto de tese analisar e problematizar o espaço no cinema, na medida em que da sua organização depende a criação de uma dada atmosfera visual e sonora, da qual decorre, por sua vez, a capacidade do filme de exprimir e exteriorizar as sensações dos personagens e a tonalidade afetiva e emotiva das cenas. Como contribui a composição do plano, dos elementos e decisões que o constituem e instituem as suas articulações com outros planos - movimentos dos atores e objetos móveis, das luzes, das cores, do enquadramento, dos ângulos de câmara, dos raccords (da montagem), da própria découpage, do som e das palavras - para a construção de um dado espaço físico, que remete para o espaço mental. A esta abordagem teórica responde a criação da curta-metragem intitulada Tempestade Criativa, que narra a história de uma aspirante a poetisa que não consegue escrever porque sofre de síndrome do pensamento acelerado. Será contada a sua viagem interior, a partir de uma exploração do espaço cinematográfico que procurará materializar a paisagem interior da personagem e os seus diversos matizes psicológicos e emocionais.
  • Olho-vento - O limiar no cinema e na vídeo-instalação
    Publication . Oliveira, Irina Sofia Neves Gaspar Louro; Duarte, Susana Nascimento; Carriço, Maria Mire Dores Santos
    Este projeto de tese propõe-se a investigar o conceito do limiar através das figuras do vento, do espelho, e de um corpo-fantasma. Trata-se de uma obra videográfica com elementos autobiográficos na qual a autora reflete sobre as suas próprias experiências pessoais e o impacto que elas tiveram na sua prática artística. Tem em conta as metamorfoses da experiência afetiva e percetiva do espetador em função de dois contextos diferenciados de receção da obra: a sala de cinema e o museu, o filme e a vídeo-instalação, dispositivos nos quais se desdobra o projeto Olho-Vento. Em última análise, esta obra videográfica procura responder a uma questão fundamental: como se pode dar a ver e a sentir o vento?
  • Cinema: Solidão e Manipulação - um estudo cinematográfico sobre a manipulação do estado emocional do espetador.
    Publication . Couto, Diogo da Silva; Inglez, Isabel Coelho de Aboim
    As primeiras formas do cinema1 fizeram história e mudaram para sempre a perceção visual do seu espetador. Como este recebe, interpreta, responde às imagens e às suas associações simbólicas e conceptuais, foram processos que se estabeleceram, tornando progressivamente até à atualidade, o cinema numa ferramenta de manipulação do estado emocional do espectador. O presente relatório-tese tem como objetivo demonstrar como através da utilização das ‘ferramentas’ de storytelling o cinema consegue manipular/condicionar o estado emocional do seu espectador. Para proceder à sua demonstração, desenvolveu-se uma curta-metragem cinematográfica denominada “De Passagem”, onde domina primordialmente o tema da solidão. Assim, envoltos num ambiente encapsulado e solitário de uma viatura, utilizam-se as ‘ferramentas’: tema, narrativa, mise-en-scène, planos, ritmos, montagem, mas igualmente os elementos estilísticos da iluminação e sonorização para afetar e influenciar o estado emocional dos espetadores na reafirmação da solidão do personagem apresentado.