Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
5.01 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As primeiras formas do cinema1 fizeram história e mudaram para sempre a perceção visual do seu espetador. Como este recebe, interpreta, responde às imagens e às suas associações simbólicas e conceptuais, foram processos que se estabeleceram, tornando progressivamente até à atualidade, o cinema numa ferramenta de manipulação do estado emocional do espectador.
O presente relatório-tese tem como objetivo demonstrar como através da utilização das ‘ferramentas’ de storytelling o cinema consegue manipular/condicionar o estado emocional do seu espectador.
Para proceder à sua demonstração, desenvolveu-se uma curta-metragem cinematográfica denominada “De Passagem”, onde domina primordialmente o tema da solidão. Assim, envoltos num ambiente encapsulado e solitário de uma viatura, utilizam-se as ‘ferramentas’: tema, narrativa, mise-en-scène, planos, ritmos, montagem, mas igualmente os elementos estilísticos da iluminação e sonorização para afetar e influenciar o estado emocional dos espetadores na reafirmação da solidão do personagem apresentado.
Description
Keywords
Cinema Solidão Manipulação Estado Emocional Storytelling