ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Title
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Professor, alunos, mais do que uma relação pedagógicaPublication . Silva, Gil Duarte; Pinto, Hélia GonçalvesEste relatório de Mestrado diz respeito à componente da Pratica de Ensino Supervisionada do Mestrado do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é composto por duas partes: Na primeira parte, componente reflexiva, apresento as experiencias e aprendizagens por mim vividas em contexto de sala de aula, no que à relação professor-aluno diz respeito. Referindo a importância das reflexões semanais e a dimensão afetiva que é na minha opinião, uma ferramenta determinante no processo de ensino-aprendizagem. Destaquei por isso as características do professor, com especial enfoque nos estilos e estratégias do mesmo, evidenciando os caminhos que facilitam as aprendizagens, em especial o dos afetos. Na segunda parte referente à componente investigativa, realizei uma investigação para perceber como se pode desenvolver a visualização espacial em alunos do 3.º ano de escolaridade. Este estudo pretende perceber de que forma os materiais didáticos podem ou não potencializar o desenvolvimento da visualização espacial, e quais as estratégias e dificuldades apresentadas pelos alunos em tarefas que promovem o desenvolvimento da visualização espacial. A parte investigativa está estruturada em seis capítulos. No primeiro capítulo apresento os objetivos do estudo e as questões de investigação, faço ainda referência à motivação, à pertinência e organização do estudo. No capítulo seguinte, podemos encontrar o enquadramento teórico que incide sobre o ensino da geometria nos primeiros anos de escolaridade e o conceito de sentido espacial. O terceiro capítulo refere-se à metodologia adotada, o trabalho realizado seguiu uma abordagem qualitativa, com o paradigma interpretativo e design de estudo de caso. No quarto capítulo apresento a sequência de tarefas implementadas no âmbito da proposta pedagógica. O quinto capítulo debruça-se sobre às produções dos alunos e ao percurso realizado desde o pré-teste até ao pós-teste. No último capítulo, refiro as conclusões principais, e respondo às questões da investigação, destaco ainda, limitações e recomendações deste trabalho. Termino com uma reflexão final do trajeto percorrido nesta investigação.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB Alcance e limitações de estratégias preparatórias da leituraPublication . Ferreira, André Miguel Rodrigues; Barbeiro, Luís Filipe TomásEste relatório foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, encontrando-se dividido em duas partes fundamentais: I – Dimensão Reflexiva; II – Dimensão Investigativa. Na parte I (Dimensão Reflexiva), apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada relativa ao percurso pessoal efetuado ao longo do Mestrado (com a duração de dois semestres letivos), estando igualmente evidenciadas as experiências e aprendizagens adquiridas ao longo desse percurso. Percurso esse que foi composto e enriquecido, a todos os níveis, através de dois contextos pedagógicos bem distintos. O enriquecimento, esse, foi sob os mais variados pontos de vista: profissional, pessoal e social. A parte II apresenta outra dimensão, a investigativa, concretamente a investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com nove crianças, situadas na faixa etária entre os 7 e os 8 anos de idade. Esta investigação incide sobre a implementação de estratégias de leitura, passando o seu objetivo geral por compreender de que forma a aplicação de diferentes estratégias no âmbito da leitura (decifração) influi na capacidade leitora das crianças. Desta forma, foi criada a seguinte questão de investigação: Qual das estratégias de leitura – a que deixa o aluno confrontar-se com as dificuldades para a seguir as tentar remediar ou a que as antecipa – é mais eficaz em crianças do 2.º ano de escolaridade, em relação à competência de decifração? Os dados recolhidos e tratados mostram o efeito que cada uma das estratégias teve no desempenho dos alunos, tendo a pré-leitura constituído um fator de diferenciação, por ativar um conjunto de conhecimentos e permitir uma essencial antecipação de conteúdos.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.º CEB. À descoberta das plantas com crianças do 2.º ano.Publication . Reis, Luís Paulo Gonçalves; Reis, Susana Alexandre dosO relatório que se apresenta foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e encontra-se dividido em duas partes: a Parte I diz respeito à dimensão reflexiva e a Parte II refere-se à dimensão investigativa. Na Parte I apresento uma reflexão crítica e fundamentada acerca do percurso realizado ao longo deste Mestrado, procurando evidenciar as experiências vivenciadas, bem como as aprendizagens realizadas ao longo dos diferentes contextos da Prática Pedagógica. Assim, serão apresentados diferentes referentes que considerei importantes e significativos para mim ao longo deste processo de desenvolvimento pessoal, profissional e social. Na Parte II apresenta-se a investigação realizada numa turma do 2.º ano de escolaridade. Esta investigação, de caráter qualitativo, incide sobre as ideias das crianças acerca das Plantas, antes e após a implementação de atividades práticas e experimentais. Assim, foi definida a seguinte questão de investigação: Qual a influência das atividades práticas e experimentais nas ideias dos alunos do 2.º ano de escolaridade sobre Plantas? Os dados recolhidos mostram que as atividades práticas e experimentais poderão ter contribuído para a aprendizagem dos alunos, uma vez que, se verificou que as suas ideias, acerca das Plantas, evoluíram para ideias cientificamente mais corretas e completas.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica no 1.ºCEB. A influência das atividades experimentais nas ideias de alunos do 3.ºano de escolaridade acerca da mudança do estado sólido para o estado líquido.Publication . Oliveira, Carolina Alves; Saraiva, Alzira Maria RascãoO presente relatório, relativo ao Mestrado em Ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico está dividido em duas partes, sendo estas, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. A dimensão reflexiva é constituída por uma reflexão crítica fundamentada acerca dos aspetos mais relevantes e aprendizagens realizadas nos diferentes contextos vivenciados na Prática Pedagógica Supervisionada. Na dimensão investigativa, é apresentada a investigação concretizada numa turma do 3.ºano de escolaridade da cidade de Leiria. Na presente investigação, pretendeu-se responder à seguinte questão “Qual a influência das atividades experimentais nas ideias de alunos de um 3.ºano de escolaridade acerca da mudança da água do estado sólido ao estado líquido?”. Optou-se essencialmente pela metodologia de investigação qualitativa, com o objetivo de identificar as ideias dos alunos acerca da mudança da água do estado sólido para o estado líquido. Assim, foi realizado um questionário, que foi aplicado em duas etapas, sendo estes, o pré-teste e o pós-teste. Depois da realização do pré-teste e antes da aplicação do pós-teste, foram implementadas atividades experimentais envolvendo vários conceitos acerca da fusão. Posteriormente, os dados recolhidos nos dois questionários foram analisados comparativamente, de modo a perceber se existiu progressos, relativamente a ideias mais aceites pela comunidade científica. Os dados recolhidos, parecem mostrar ter existido uma evolução nas conceções das crianças do pré-teste para o pós-teste, o que sugere que as atividades experimentais contribuíram para a alteração das ideias dos alunos sobre a fusão da água.