ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by Subject "Adventure Tourism"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Impacto do Turismo de Aventura: uma revisão sistemática da literaturaPublication . Ferreira, José Miguel Filipe; Almeida, Nuno Miguel Castanheira; Teixeira, Mário CoelhoO turismo de aventura, enquanto categoria do turismo e compreendido como um turismo de nichos, mostrou um crescimento acentuado nos últimos anos. Trata-se de uma área de atividade que relaciona o contacto com a natureza, a imersão cultural e a atividade física. Pelas suas características específicas e evolução ao longo do tempo, compreender a forma de interação entre o turismo de aventura, a dinâmica turística e os destinos tornou-se um assunto pertinente. Este estudo tem como objetivo explorar e compreender os impactos das atividades de turismo de aventura nos destinos e no próprio turismo. Metodologicamente, realizámos uma revisão sistemática da literatura seguindo as diretrizes da declaração PRISMA e as cinco etapas de Pickering & Byrne (2014), adaptadas por Yang et al. (2017), tendo-se obtido uma amostra de 23 artigos publicados nas bases de dados Web of Science e Scopus no intervalo temporal de 1992 a 2022 (30 anos). Os resultados obtidos demonstram um conjunto de impactos negativos e positivos ao nível económico, social, cultural e ambiental das atividades de aventura e a sua variabilidade mediante o modo como estas são geridas e aplicadas nos destinos. A criação de redes locais e a participação dos vários stakeholders nas decisões e medidas tomadas mostram se um dos principais critérios a ter em conta para a mitigação dos impactos negativos destas atividades. Considerar estes fatores facilitará o expressar do carácter sustentável deste tipo de atividades nos destinos turísticos e a sua potencialidade para o turismo mundial e integração dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas. As conclusões deste estudo serão úteis para a aplicação e definição de estratégias conscientes, por parte das organizações, na promoção e gestão de um turismo de aventura sustentável e no seu investimento futuro.
