ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by Subject "Ações estratégicas"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Plano estratégico para o desenvolvimento turístico do destino de AlcobaçaPublication . Vicente, Sónia Cristina Palmeira; Fonseca, Júlia Fragoso daEste trabalho de mestrado tem como objetivo principal a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento turístico do concelho de Alcobaça, destacando a importância do planeamento estratégico e explorando a contextualização económica mundial e nacional, políticas de apoio ao turismo e tendências do setor. Para tal, procedeu-se a uma análise do panorama da atividade turística, bem como a um diagnóstico do território, com base na caracterização dos seus recursos e na realização de um inquérito aos seus agentes. Esta análise proporcionou uma compreensão alargada dos recursos, potencialidades e realidade locais. O plano estratégico delineado abrange ações concretas como combater a sazonalidade, atrair novos mercados, promover a presença omnicanal, desenvolver novos produtos turísticos, formar e qualificar o setor, apostar na sustentabilidade e turismo de qualidade, transformar Alcobaça num “destino inteligente”. O estudo conclui com ênfase na implementação colaborativa das estratégias, destacando a criação de um gabinete multidisciplinar de turismo. Este trabalho visa não só enriquecer a experiência turística em Alcobaça, mas também contribuir para o crescimento sustentável da região, preservando o seu património cultural e ambiental, contribuindo para a diversificação da economia local, a criação de emprego e a melhoria da qualidade de vida da população.
