ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares by Subject "Autarquias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- As parcerias entre a Escola e as entidades da comunidade : estudo dos casos de um Agrupamento de Escolas e de uma Escola SecundáriaPublication . Monteiro, Ricardo Filipe GomesEste estudo teve como objetivo central determinar que objetivos estratégicos visam as parcerias estabelecidas entre a Escola e as entidades da comunidade., entre os quais empresas, autarquias e outras entidades locais. O conhecimento desta realidade torna-se urgente uma vez que, sendo a atualidade marcada por profundas mudanças sociais, económicas, tecnológicas e culturais, a aproximação das entidades locais à escola, através do estabelecimento de parcerias, visa quebrar o fosso entre a vida ativa e a educação/formação, abandonando a Escola a sua posição tradicional de agente centralista e individualista. O estudo empírico foi desenvolvido através de um trabalho de natureza qualitativa, recorrendo-se à análise de conteúdo de entrevistas realizadas a vários intervenientes. Procurou-se, desta forma, estudar as parcerias, os objetivos estratégicos que estão na sua base, assim como os seus reflexos, tendo como base um Agrupamento de Escolas e uma Escola Secundária de duas regiões portuguesas. A partir da pesquisa realizada é possível descrever um conjunto de práticas assentes em objetivos que vão, por exemplo, desde a oferta formativa alargada e a promoção do sucesso até à realização de projetos e à solidariedade social. O funcionamento integrado das instituições permite a partilha e o envolvimento em projetos comuns, contribuindo para o desenvolvimento e a coesão social. Pretendeu-se com o estudo que o conhecimento pudesse contribuir para a melhoria das práticas e, desta forma, para a melhoria da escola.
