ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares by Subject "Aprendizagem"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A avaliação e a autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagemPublication . Leal, Carla Susana de Pinho Correia; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Sousa, Marlene Filipa da Natividade eO desenvolvimento tecnológico sem precedentes que temos assistido nas últimas décadas tem suscitado mudanças ao nível político, económico e social. A sociedade, cada vez mais consciente e alerta, tem exigido do poder político uma maior intervenção no sistema educativo no sentido de satisfazer as suas necessidades mais prementes, nomeadamente o desenvolvimento de futuros cidadãos, plenos e com competências variadas, preparados para darem respostas a problemáticas complexas no mundo económico e social. Os normativos legais vigentes que orientam toda a ação educativa propõem orientações para satisfazer essas mesmas exigências. O estabelecimento do currículo nacional, com enfoque numa crescente autonomia curricular, na valorização da avaliação e na maior participação dos alunos na sua própria avaliação, obriga a mudanças ao nível educativo. O estudo de caso realizado, cuja metodologia é de caráter misto, centrou-se na avaliação e autoavaliação como elementos reguladores de aprendizagem, procurando analisar de que forma é que os alunos do ensino secundário percecionam e aplicam a avaliação e a autoavaliação nos seus processos de aprendizagem, através de um inquérito por questionário. Foi igualmente realizada uma análise documental dos documentos orientadores do Agrupamento em estudo. Constatámos que o Agrupamento de Escolas procura ter os seus documentos orientadores em consonância com os normativos legais vigentes e que os alunos já integram, no seu processo de avaliação e autoavaliação, processos dinâmicos e autónomos que lhes permitem desenvolver as competências exigidas para a escolaridade obrigatória.