Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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Browsing Escola Superior de Educação e Ciências Sociais by Subject "(Re) construção identitária"
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- Experiências de acolhimento residencial e (re)construção identitária dos sujeitos acolhidosPublication . Costa, Paula; Duarte Santos, Rui; VIEIRA, RicardoEste artigo resulta de uma investigação etnobiográfica, cujo objetivo passa por compreender a perceção dos indivíduos adultos sobre a influência das experiências de acolhimento institucional na (re)construção da sua identidade. Foram feitos estudos de caso biográfico a 4 sujeitos que em algum momento da sua história de vida permaneceram em instituições de acolhimento residencial. Através da análise das entrevistas identificaram-se, nos sujeitos estudados, transformações identitárias, entre a infância e a adultez que vivem hoje, já no tempo pós-institucional. A pesquisa mostra que o acolhimento residencial permitiu aos entrevistados a aquisição de competências para se transformarem e idealizarem um futuro diferente do dos seus ascendentes.
- Mulheres em diáspora: margens culturais e busca de sentidos através da entrevista etnobiográficaPublication . Mendes, Maura; Vieira, RicardoA presente comunicação pretende dar a conhecer parte duma investigação em curso, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialidade em Educação e Diversidade Cultural, que procura desocultar os processos de (re)construção identitária de mulheres imigrantes em Portugal que procuram tanto afirmar a sua identidade como gerir a sua mobilidade social. Quem vive entre “dois mundos”, numa constante interacção com a alteridade, procura (re)construir o seu novo eu entre a cultura de origem e a cultura de chegada, descobrindo-se, muitas vezes, numa verdadeira encruzilhada reflexiva. A problemática deste estudo situa-se, assim, no campo das identidades compósitas, mestiças, idiossincráticas, interculturais, características de uma pós-modernidade. Nesta viragem de século, em que nos percebemos cidadãos do mundo (o que tanto nos constrange como nos liberta), a construção da identidade torna-se num permanente confronto entre nós e os outros. Neste sentido, e atendendo ao tema em estudo, a recolha de testemunhos biográficos através de entrevistas aprofundadas afigurou-se uma abordagem adequada e eficaz para recolher as narrativas das mulheres imigrantes. Somente fazendo falar o detalhe vivo do tecido das vidas destas mulheres, repletos de sentimentos e de emoções, podemos procurar compreender as razões que as levaram a emigrar, como decorreram os seus processos de integração/exclusão, que transformações ocorreram nas suas vidas e em si próprias. Interessa aqui, portanto, dar relevo ao mundo subjectivo, procurar compreender a compreensão dos outros como forma de desocultar os significados que estes atribuem ao seu comportamento, às suas escolhas, enquanto sujeitos autónomos, capazes de traçar o seu próprio projecto de vida e de reflectir sobre ele. Não partimos, pois, em busca de padrões de comportamento, ou do comportamento per se, mas na tentativa de buscar o processo (e não apenas o produto), aprofundando o nível de entendimento de um momento que está a ser (re)vivido e (re)construído pela pessoa. As entrevistas realizadas, das quais se irão salientar extractos das vozes para ilustrar a eficácia desta metodologia etnobiográfica, conseguem mostrar como as entrevistadas se (re)descobrem e racionalizam experiências passadas. O facto de contarem a sua vida a alguém que as questiona a partir das suas próprias lógicas e contextos provoca-lhes uma espécie de reciclagem pessoal, de descobertas em si, de auto-formação.