ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo-Motor by Subject "Alunos com PEI"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- DALL-E NO ROTEIRO D’AR-TE INCLUSIVA LINGUAGENS QUE PINTAM, OLHARES QUE CRIAMPublication . Soares, Vânia Catarina Pereira; Magueta, Lúcia GraveA existência de um sistema de Inteligência Artificial (IA) que permite a criação de imagens generativas a partir de palavras ou frases é uma nova área de pesquisa. A incontestável necessidade de efetuar e partilhar evidências sobre a qualidade e eficácia de currículos que integrem inteligência artificial, assim como a necessidade de oferecer e envolver os alunos na construção de competências integradas em sistemas digitais inovadores têm sido prementes nas políticas educativas dos governos e organismos internacionais. Este trabalho de investigação assenta numa metodologia de investigação-ação, que decorreu da necessidade da investigadora, que também é professora de Educação Especial, contribuir para uma maior compreensão dos desafios e potencialidades da Arte Digital, com recurso à IA Dall-E, analisando o seu contributo para o enriquecimento do currículo de alunos com Programa Individual Específico (PEI), ao abrigo do Decreto-Lei nº 54/2018, de 6 de julho. Foi desenhado, implementado e analisado um Roteiro de Aprendizagens, na perspetiva de investigar a sua relevância enquanto instrumento na regulação de aprendizagens, no desenvolvimento de competências essenciais e aferir o que representaram as atividades propostas para três alunos que nelas participaram. Os resultados apresentam um cenário em que a arte digital com recurso a IA pode ser uma mais valia para alunos com necessidades específicas acentuadas, com impacto positivo na motivação para a aprendizagem na área das artes, acrescentando oportunidades de igualdade. O sistema permitiu desenvolver habilidades de comunicação e expressão visual, ampliando o nível de participação e competências no processo criativo dos alunos. O Dall-E pode ser um auxílio na modelação e representação de ideias mais complexas e completas, dada a flexibilidade, variedade e possibilidade de edição de imagens.