Mestrados da ESSLei
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Mestrados da ESSLei by Subject "Acidente vascular cerebral"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Fisioterapia e a evolução funcional do idoso numa unidade de cuidados continuados de convalescençaPublication . Cruz, Joana Marisa Martinho da; Guerreiro, José Manuel AlvesIntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) representa a principal causa de dependência funcional da população idosa. Como tal, a reabilitação funcional do utente é um dos requisitos básicos no tratamento pós-AVC, em colaboração com a equipa multidisciplinar. Este trabalho explora a vertente biopsicossocial, a partir da qual esta equipa multidisciplinar deverá trabalhar utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Este modelo defende que a deficiência e a funcionalidade são resultados de uma determinada condição de saúde (ex. lesão), a par dos fatores contextuais (ex. interações sociais). Assim, o modelo biopsicossocial promove o bom funcionamento do sistema de saúde, incluindo não só o tratamento, mas também a prevenção de doenças e promoção da saúde. Objetivo: O objetivo principal deste estudo é descrever o perfil de funcionalidade e incapacidade em idosos diagnosticados com AVC, utilizando o Brief Core Set da CIF. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, com uma amostra de conveniência de idosos com AVC. As entrevistas foram efetuadas com a versão reduzida da CIF- Brief Core Set para o AVC, em dois momentos: na admissão e na alta. Resultados: Neste estudo foram incluídos 97 idosos. Após intervenção, verificou-se uma evolução positiva em várias categorias. Na categoria estruturas do corpo, com maior frequência (74,3%), nas funções da força muscular (b730) (n=72). Em relação às estruturas corporais, a progressão foi mais frequente (77,3%) na estrutura do membro superior (s730) (n=75). Nas atividades e participação, constatou-se uma evolução na maioria das atividades, sendo mais frequente 90,7% no andar (d450) (n=88); 85,6% no lavar-se (d510) (n=83); 89,7% ir à casa de banho (d530) (n=87); 88,7% no vestir-se (d540) (n=86); e 56,7% no comer (d550) (n=55). 62,9% do contributo das funções ambientais manteve-se inalterado (n=61). Conclusões: O Brief Core Set para o AVC permitiu conhecer a evolução dos utentes idosos. Neste sentido, deu um contributo positivo à prática clínica, caracterizando a funcionalidade ou a incapacidade dos utentes idosos e promovendo o envelhecimento ativo. A par disso, revelou ser uma ferramenta útil para os profissionais de saúde, fomentando a utilização de uma linguagem comum e universal. Os estudos futuros deverão continuar a analisar o potencial do Brief Core Set para o AVC, em particular a influência do tipo de lesão e do tempo de evolução.
- Literacia em Saúde: Os conhecimentos dos prestadores de cuidados em lares de idosos sobre Acidente Vascular Cerebral e o impacto de uma ação de formaçãoPublication . Cabral, Ana Maria Simões Abreu; Coelho, José Carlos QuaresmaIntrodução: A literacia em saúde está diretamente associada ao conhecimento sobre diferentes patologias, entre as quais, o Acidente Vascular Cerebral, que continua a ser uma das principais causas de morte e morbilidade em Portugal, e a principal causa de sequelas incapacitantes motoras e cognitivas. Os estudos concluem que o conhecimento da população sobre AVC ainda apresenta muitas lacunas, pelo que se torna pertinente realizar uma investigação para estudar os conhecimentos sobre AVC e o impacto de uma ação de formação. Metodologia: A amostra foi constituída por 60 prestadores de cuidados em lares de idosos. Foi elaborada uma revisão da literatura sobre a temática em estudo, com base em literatura científica nacional e internacional, desenvolveu-se uma ação de formação e efetuou-se um estudo quantitativo, quase-experimental do tipo pré-teste e pós teste. A amostra respondeu ao questionário relativo aos dados sociodemográficos e conhecimentos sobre AVC. No final da formação foi aplicado novamente o questionário relativo aos conhecimentos sobre AVC. No que respeita ao tratamento de dados recorreu-se à utilização dos testes não paramétricos: teste de Mann-Whitney, teste de Wilcoxon, teste de Kruskal-Wallis e ao teste de correlação de Spearman. Resultados: Constatou-se que não existem diferenças com significado estatístico entre o nível de conhecimentos: as caraterísticas sociodemográficas; e se teve ou tem algum familiar ou conhecido com AVC (p>0,05). No que diz respeito à eficácia da ação de formação, verificou-se uma melhoria com significado estatístico (p<0,01) dos conhecimentos sobre AVC em todas as dimensões exceto na dimensão da “prevenção” (p>0,05). Conclusão: Os prestadores de cuidados a idosos apresentam lacunas no conhecimento sobre AVC, contudo as ações de formação confirmam-se como uma estratégia de aprendizagem importante na transmissão de conhecimentos, que poderá contribuir para a redução das taxas de mortalidade e morbilidade. No futuro, estudos sobre a manutenção e retenção de conhecimentos devem ser efetuados.
- Relatório de Ensino Clínico – Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica: Intervenção Especializada de Enfermagem na Abordagem ao Doente com Suspeita de Acidente Vascular Cerebral em Fase AgudaPublication . Conde, Catarina Isabel Almeida; Duarte, Hugo Miguel SantosSurgindo no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, o presente Relatório de Estágio representa um instrumento que possibilita uma reflexão sobre o desenvolvimento de competências comuns e competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Para o desenvolvimento destas competências foram realizados ensinos clínicos, tendo estes decorrido em três serviços/instituições diferentes, onde todos eles tiveram como cerne de aprendizagem os cuidados especializados à pessoa em situação crítica. Assim, estes ocorreram num serviço de urgência, numa unidade de cuidados intensivos e numa unidade de diálise. São descritas as atividades desenvolvidas, tendo por base uma reflexão crítica em relação a cada local de ensino clínico, de forma integrativa. Esta corresponde à Parte I deste Relatório de Estágio. A Parte II corresponde a um projeto de investigação/ação realizado no local de trabalho. O mesmo foi desenvolvido sobre o tema: Intervenção Especializada de Enfermagem na Abordagem ao Doente com Suspeita de Acidente Vascular Cerebral em Fase Aguda. O objetivo passou por determinar a utilidade e exequibilidade da instrução de trabalho elaborada, na prestação de cuidados ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral em fase aguda, na perspetiva do enfermeiro do serviço de urgência médico-cirúrgico em estudo. Após a construção da instrução de trabalho, foi realizada uma validação de conteúdo, através da técnica Delphi, com um grupo de peritos, o que permitiu validar intervenções de Enfermagem ao doente com suspeita de acidente vascular cerebral, em fase aguda. Determinou-se que a utilidade e exequibilidade da instrução de trabalho apresentada, no contexto deste serviço de urgência é, na perspetiva dos enfermeiros, possível, apesar de identificadas áreas de melhoria. Conhecer a perspetiva dos enfermeiros é fundamental. A existência e aplicação de instruções de trabalho são importantes na prestação de cuidados a estes doentes.