Browsing by Issue Date, starting with "2018-12-19"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Jogos de mesa. As refeições como meio para desenvolver as relações humanasPublication . Tavares, Inês Lobo de Pina Miravent; Bispo, Renato Jorge Costa LopesEste projeto começou com a vontade de incentivar as famílias a valorizarem o seu tempo juntas, numa sociedade em que o dia -a-dia é tantas vezes vivido a um ritmo acelerado e nem sempre retiramos um momento para apreciar a presença daqueles que mais gostamos. Procurou-se perceber o que significa a noção de família na sociedade contemporânea, como se caracteriza e os desafios que enfrenta, o que levou à descoberta das dinâmicas familiares e dos comportamentos do quotidiano. As práticas do dia-a-dia conduziram- nos aos rituais familiares e, a pouco e pouco, o caminho para o desenvolvimento do projeto, foi-se tornando mais definido. Da exploração dos rituais familiares resultou o interesse pelo momento das refeições, que se revelaram uma atividade transversal a todos os seres humanos, imbuída de estímulos sensoriais, dimensões sociais específicas, normas particulares e características instrumentais que permitem a atuação do design. Levando à questão: Como é que os objetos de mesa nos podem levar a interagir uns com os outros e contribuir para que as refeições sejam momentos de convívio, partilha e informalidade? Simultaneamente, entendeu-se ser necessário perceber as transformações destes momentos ao longo do tempo, as mudanças nos hábitos e na utilização dos objetos. Era igualmente importante, compreender o poder de influência e transformação dos objetos e do espaço que nos rodeia na apreciação de uma refeição, o tipo de relação, os significados e o valor que o ser humano atribui aos objetos. O objetivo foi delineado, Estimular novas formas de interação e diálogo às refeições, apelar à informalidade e entretenimento através dos objetos. Neste sentido, foi desenhado um conjunto de objetos utilitários, pensados para as refeições com a família e amigos, cujo processo de desenvolvimento será descrito neste documento.
- Laços sociais, saúde e a religiosidade entre adultos com 65 ou mais anos: institucionalizados e não institucionalizadosPublication . Ribeiro, Diana Marina de Oliveira; Silva, Célia Maria Jordão SimõesO Envelhecimento demográfico é um problema com extensões ao nível do mundo todo, que acarreta consigo consequências na sociedade e na maneira como estão estruturadas as políticas sociais e de saúde. O envelhecimento para ser vivido com qualidade, depende de cada um de nós, das nossas atitudes e das nossas próprias responsabilidades. Os nossos comportamentos, os laços afetivos, a saúde, as experiências diárias e as condições económicas vão resultar no nosso bem-estar físico e psicológico. Realizou-se um estudo do tipo descritivo, comparativo, transversal e de abordagem quantitativa, com o objetivo de estudar os Laços sociais, a saúde e a religiosidade entre Adultos com 65 anos, institucionalizados e não institucionalizados. A amostra foi 100 adultos com 65 ou mais anos, 50 idosos institucionalizados e 50 idosos não institucionalizados. Para tal, recorreu-se à aplicação de um Questionário: constituído pela caraterização sociodemográfica; escala de Laços Sociais de Lubben (LSNS-6), escala EQ – 5D do grupo EuroQol. Concluímos, que tantos nos idosos institucionalizados como não institucionalizados o predomínio era do sexo feminino, e que ao nível dos laços sociais os adultos com 65 e mais anos os que apresentaram risco de isolamento social foram os institucionalizados, enquanto que os adultos com 65 e mais anos não institucionalizados não apresentaram qualquer risco de isolamento social. A média da escala EQ-VAS/ autovaliação da saúde feita pelos idosos foi de 72 na amostra institucionalizada e a maioria da amostra institucionalizada e não institucionalizada considerou ser religiosa.
- Fisioterapia e a evolução funcional do idoso numa unidade de cuidados continuados de convalescençaPublication . Cruz, Joana Marisa Martinho da; Guerreiro, José Manuel AlvesIntrodução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) representa a principal causa de dependência funcional da população idosa. Como tal, a reabilitação funcional do utente é um dos requisitos básicos no tratamento pós-AVC, em colaboração com a equipa multidisciplinar. Este trabalho explora a vertente biopsicossocial, a partir da qual esta equipa multidisciplinar deverá trabalhar utilizando a Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF). Este modelo defende que a deficiência e a funcionalidade são resultados de uma determinada condição de saúde (ex. lesão), a par dos fatores contextuais (ex. interações sociais). Assim, o modelo biopsicossocial promove o bom funcionamento do sistema de saúde, incluindo não só o tratamento, mas também a prevenção de doenças e promoção da saúde. Objetivo: O objetivo principal deste estudo é descrever o perfil de funcionalidade e incapacidade em idosos diagnosticados com AVC, utilizando o Brief Core Set da CIF. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, com uma amostra de conveniência de idosos com AVC. As entrevistas foram efetuadas com a versão reduzida da CIF- Brief Core Set para o AVC, em dois momentos: na admissão e na alta. Resultados: Neste estudo foram incluídos 97 idosos. Após intervenção, verificou-se uma evolução positiva em várias categorias. Na categoria estruturas do corpo, com maior frequência (74,3%), nas funções da força muscular (b730) (n=72). Em relação às estruturas corporais, a progressão foi mais frequente (77,3%) na estrutura do membro superior (s730) (n=75). Nas atividades e participação, constatou-se uma evolução na maioria das atividades, sendo mais frequente 90,7% no andar (d450) (n=88); 85,6% no lavar-se (d510) (n=83); 89,7% ir à casa de banho (d530) (n=87); 88,7% no vestir-se (d540) (n=86); e 56,7% no comer (d550) (n=55). 62,9% do contributo das funções ambientais manteve-se inalterado (n=61). Conclusões: O Brief Core Set para o AVC permitiu conhecer a evolução dos utentes idosos. Neste sentido, deu um contributo positivo à prática clínica, caracterizando a funcionalidade ou a incapacidade dos utentes idosos e promovendo o envelhecimento ativo. A par disso, revelou ser uma ferramenta útil para os profissionais de saúde, fomentando a utilização de uma linguagem comum e universal. Os estudos futuros deverão continuar a analisar o potencial do Brief Core Set para o AVC, em particular a influência do tipo de lesão e do tempo de evolução.
- Migração e mobilidade internacional : caso de estudo do IPLeiriaPublication . Lino, Rui Emanuel Pereira; Jorge, João Paulo da Conceição Silva; Martins, Rui Alberto de FreitasA Internacionalização e Mobilidade constituem um dos eixos do Plano Estratégico do Instituto Politécnico de Leiria para 2020. Considerando a importância e pertinência do tema, a dissertação aqui apresentada desenvolve-se em torno do conceito de migração e mobilidade estudantil. Para o efeito, primeiramente foi necessário entender as diferenças entre conceitos e a sua evolução no espaço europeu e mundial. Desde a bibliografia típica sobre migração ao papel das universidades na sociedade e na economia do conhecimento até à globalização e às vivências individuais dos estudantes, este trabalho configura um puzzle de temas diversificados, no quadro dos referidos conceitos. Foi pela junção equilibrada das peças (os temas) que a exploração desse conceito central se tornou realizável. Fora a abordagem teórica, a pesquisa que constituiu a base desta dissertação incidiu sobre as necessidades e a avaliação dos próprios estudantes. O “palco” da investigação foi constituído pelo Instituto Politécnico de Leiria e nele atuaram todos os estudantes desta instituição. À luz das perceções dos estudantes nacionais e internacionais, este trabalho procura fornecer uma descrição da maneira pela qual o Instituto Politécnico de Leiria parece lidar com os seus corpos estudantis cada vez mais diversificados. Os dados, cuja análise proporcionou a formulação de algumas conclusões, foram recolhidos através de uma abordagem de complementaridade entre procedimentos quantitativos e qualitativos. As múltiplas categorias de análise e a diversidade de questões abordadas facilitaram a compreensão de uma realidade que tem sido caracterizada por uma insuficiente visibilidade e interesse científico. Os resultados sugerem que a avaliação global da experiência internacional é percebida frequentemente de forma muito positiva, tanto para estudantes móveis incoming como outgoing do IPLeiria. No entanto verificam-se algumas falhas estruturais que impossibilitam garantir o sucesso académico deste grupo de alunos.
- Criação, da experimentação à experiência. O papel do Design na experiência gastronómicaPublication . Fontela, Déborah Chaves; Pessanha, Luís Miguel de Sousa Pereira ColaçoNeste projeto procura-se explorar a relação entre o Design e a Culinária, tendo com base uma parceria com o Atelier HSP e o chef Henrique Sá Pessoa. O projeto estrutura-se a partir da exploração das interseções destas duas áreas do saber, da análise da sua evolução e as suas metodologias de trabalho. Partindo da constatação da existência de uma influência do Design no mundo da Culinária foram ensaiadas diferentes abordagens colaborativas tendo como objetivo o desenvolvimento de suportes e interfaces para a refeição em contexto de restaurante.
- Tangente - Pensando a condição animalPublication . Rosas, Luciana Ranhada; Silva, Rodrigo Eduardo Rebelo da; Baraona, Maria Isabel Gallis PereiraTangente, em geometria, é, por definição, uma reta que toca num só ponto uma circunferência. Este termo reflete a forma como vejo o aparecer e o desenvolvimento do meu percurso e trabalho enquanto artista. Desta forma, o círculo compreende o meu mundo e nele, mais precisamente, algo que o toca: o meu olhar crítico a relação entre o ser humano e o vivente não-humano - o animal. Penso – e porque me toca tangente é a partir daí que começo a trabalhar - sobre a condição animal: sobre o que lhes é imposto e sobre aquilo a que estão sujeitos, sobre o destino que lhes é reservado. Aqui interessou-nos desenvolver uma reflexão sobre essa condição animal, para aclarar nela aquilo que impulsionou um processo criativo e artístico resultante do contacto com essa reflexão – mesmo se o trabalho depois segue por si, autónomo e distinto, sem ser dela ilustração. O ponto de intersecção é onde a troca de informação (e emoções) entre a reflexão e o fazer se manifesta, de onde a tangente segue e se desenvolve, de forma infinita. Essa manifestação, foi concretizada nos trabalhos práticos em dois movimentos: um primeiro movimento, relativo à apropriação de objetos e imagens, livros de receitas que são manipulados e alterados; um segundo movimento, que tem na sua base memórias de infância (ou mais próximas ainda), que se transcrevem nos desenhos: imagens, construções, que têm como núcleo uma sensibilidade – ética - perante o destino de outros seres sencientes. Foi essa reflexão, essa sensilidade, essa condição - tangente, tocante - que procurámos aqui aprofundar e compreender, a partir de algumas leituras do pensamento filosófico contemporâneo sobre o animal.