ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º CEB by Subject "Competência narrativa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Dislexia Evolutiva Fonológica e o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa: um estudo de caso com alunos do 4.º anoPublication . Marques, Carolina Isabel Gomes; Nunes, Susana Margarida da Costa; Jorge, Noémia de OliveiraO presente relatório, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como propósitos principais expor e apresentar uma reflexão sobre o meu percurso ao longo das Práticas Pedagógicas desenvolvidas ao longo dos anos letivos 2019-2020, na Escola Básica de 1.º Ciclo do Ensino Básico de Arrabalde (1.º ano), no Centro Escolar da Barreira (3.º ano) e, no ano letivo 2020-2021, no Colégio Conciliar de Maria Imaculada (5.º ano). O relatório está, assim, estruturado em duas partes: na primeira, denominada Dimensão reflexiva, relato e reflito sobre a minha experiência enquanto mestranda e professora de cada um dos contextos educativos. Na segunda parte, dedicada à Dimensão investigativa, apresento uma investigação debruçada sobre um tipo de dislexia: a Dislexia Evolutiva Fonológica (DEF). Esta, realizada com base na metodologia de estudo de caso, teve como foco o desenvolvimento das competências ortográfica e narrativa de dois alunos com DEF e incidiu na aplicação de uma sequência didática (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2004), integrando elementos da sequência de ensino (Pereira & Cardoso, 2013a, 2013b). Esta parte do relatório é concluída com a apresentação dos principais resultados da investigação (observação dos efeitos da sequência didática nos alunos sujeitos do estudo).
