ESECS - Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação by Subject "Educação literária"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- III Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Muñoz, Gillain RomainIII Congresso Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação 11 Introdução A terceira Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), decorreu nos dias 9 e 10 de maio de 2014, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e prática em Educação. O programa incluiu 4 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 3 workshops, 40 artigos, 24 relatos e 9 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos elementos da comissão científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares, incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em quatro secções, sessões plenárias, artigos, relatos e posters, este livro de atas inclui na primeira secção, 3 dos 4 artigos das sessões plenárias proferidas. O artigo relativo à primeira sessão plenária intitulado “Entre poéticas e políticas: contribuições da educação ambiental para a educação formal e não formal” é da autoria da Professora Doutora Jane Mazzarino do Centro Universitário Univates, Lajeado, RS (Brasil); o artigo relativo à terceira sessão plenária, “La gestión de la convivencia en el aula como aspecto clave en el bienestar emocional y competencia social del alumnado” é da autoria da Professora Doutora Isabel Cuadrado Gordillo da Universidad de Extremadura (Espanha) e o artigo relativo à quarta sessão plenária “Diversidade linguística nas escolas portuguesas: Implicações ideológicas e práticas” é da autoria da Professora Doutora Olga Solovova do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Os 40 artigos, 24 relatos e 9 posters surgem nas três secções seguintes e versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrageiras e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.
- V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoPublication . Pinto, Hélia Gonçalves; Dias, Maria Isabel Pinto Simões; Muñoz, Romain; Alves, Dina Catarina Duarte; Abreu, MariaA V Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), decorreu nos dias 5, 6 e 7 de maio de 2016, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e a prática em Educação. O programa incluiu 2 sessões plenárias, proferidas por investigadores internacionais, 2 painéis, 2 workshops, 50 artigos, 35 relatos e 8 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos 30 elementos da comissão científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos painéis, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares e incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em cinco secções (conferências, painéis, artigos, relatos e posters), este livro de atas inclui na primeira secção, o texto das 2 conferências proferidas: i) “El movimiento, un fármaco que puede dar sentido a la vida de un niño”, da autoria de Víctor Arufe Giráldez da Universidade da Coruña (España) e ii) “Intérpretes- -tradutores de Macau e Funcionamento de Administração e Função Pública”, da autoria de Choi Wai Hao do Instituto Politécnico de Macau (China). Na segunda secção aparece o texto de 1 dos 2 painéis apresentados, intitulado “Variables educativas para el empleo de la radio en el 2º ciclo de Educación Infantil” da autoria de Irene Melgarejo-Moreno e María M. Rodríguez-Rosell da Universidad Católica de Murcia (España), relativo a um projeto europeu, e os artigos, relatos e posters surgem nas secções seguintes. Estes trabalhos versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrangeiras e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.