Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.33 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
III Congresso Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação 11
Introdução
A terceira Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE),
promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria
(ESECS-IPL), decorreu nos dias 9 e 10 de maio de 2014, na ESECS-IPL. Teve como objetivo
proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de
diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando
a investigação e prática em Educação. O programa incluiu 4 sessões plenárias, proferidas
por investigadores nacionais e internacionais, 3 workshops, 40 artigos, 24 relatos e 9 posters,
selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos elementos
da comissão científica.
Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias,
dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares, incidem
sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência
e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em quatro
secções, sessões plenárias, artigos, relatos e posters, este livro de atas inclui na primeira secção,
3 dos 4 artigos das sessões plenárias proferidas. O artigo relativo à primeira sessão plenária
intitulado “Entre poéticas e políticas: contribuições da educação ambiental para a educação
formal e não formal” é da autoria da Professora Doutora Jane Mazzarino do Centro Universitário
Univates, Lajeado, RS (Brasil); o artigo relativo à terceira sessão plenária, “La gestión de
la convivencia en el aula como aspecto clave en el bienestar emocional y competencia social
del alumnado” é da autoria da Professora Doutora Isabel Cuadrado Gordillo da Universidad de
Extremadura (Espanha) e o artigo relativo à quarta sessão plenária “Diversidade linguística nas
escolas portuguesas: Implicações ideológicas e práticas” é da autoria da Professora Doutora
Olga Solovova do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal).
Os 40 artigos, 24 relatos e 9 posters surgem nas três secções seguintes e versam temas como
a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou
revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e
no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se
especificamente na Didática das Línguas Estrageiras e na utilização das Novas Tecnologias em
contextos educativos.
Description
Keywords
Educação Formação de professores Tecnologia educativa Educação literária
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais