Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

III Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
IPCE2014Vol.3.pdf8.33 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

III Congresso Internacional – Investigação, Práticas e Contextos em Educação 11 Introdução A terceira Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE), promovida pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS-IPL), decorreu nos dias 9 e 10 de maio de 2014, na ESECS-IPL. Teve como objetivo proporcionar a interação e a partilha de experiências e conhecimentos entre profissionais de diversas áreas ligadas à Educação e com interesses multidisciplinares, contribuindo e estimulando a investigação e prática em Educação. O programa incluiu 4 sessões plenárias, proferidas por investigadores nacionais e internacionais, 3 workshops, 40 artigos, 24 relatos e 9 posters, selecionados a partir de um processo anónimo de revisão entre pares, assegurado pelos elementos da comissão científica. Neste documento, apresentam-se os textos remetidos pelos autores das sessões plenárias, dos artigos, dos relatos e dos posters. Estes textos integram temas inter e transdisciplinares, incidem sobre problemáticas atuais no âmbito da educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta e sobre a formação em contexto de trabalho, entre outros. Organizado em quatro secções, sessões plenárias, artigos, relatos e posters, este livro de atas inclui na primeira secção, 3 dos 4 artigos das sessões plenárias proferidas. O artigo relativo à primeira sessão plenária intitulado “Entre poéticas e políticas: contribuições da educação ambiental para a educação formal e não formal” é da autoria da Professora Doutora Jane Mazzarino do Centro Universitário Univates, Lajeado, RS (Brasil); o artigo relativo à terceira sessão plenária, “La gestión de la convivencia en el aula como aspecto clave en el bienestar emocional y competencia social del alumnado” é da autoria da Professora Doutora Isabel Cuadrado Gordillo da Universidad de Extremadura (Espanha) e o artigo relativo à quarta sessão plenária “Diversidade linguística nas escolas portuguesas: Implicações ideológicas e práticas” é da autoria da Professora Doutora Olga Solovova do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Portugal). Os 40 artigos, 24 relatos e 9 posters surgem nas três secções seguintes e versam temas como a aprendizagem e a avaliação em contextos educativos; o desenvolvimento comunitário ou revelam experiências de ensino e aprendizagem na Educação de Infância, no Ensino Básico e no Ensino Secundário ou experiências na formação de professores. Outros textos inserem-se especificamente na Didática das Línguas Estrageiras e na utilização das Novas Tecnologias em contextos educativos.

Description

Keywords

Educação Formação de professores Tecnologia educativa Educação literária

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

CC License

Altmetrics