ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Alimentação Saudável"
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- Refletindo sobre a Prática PedagógicaPublication . Santana, Ana Beatriz Ferreira; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas partes: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Este relatório tem, assim, como principal objetivo dar a conhecer o meu percurso ao longo das diferentes práticas pedagógicas, desenvolvidas nos anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, assim como apresentar todas as aprendizagens e desafios inerentes a estas, que me permitiram sustentar e desenvolver a minha ação pedagógica. O estudo investigativo aqui apresentado é um estudo de caso, desenvolvido na Prática Pedagógica de 1.º CEB I, numa turma de 1.º ano. Este apresenta como objetivos: analisar a composição dos lanches escolares consumidos pelos alunos, tanto no período da manhã como da tarde; compreender as conceções dos alunos relativamente a uma alimentação saudável; relacionar uma alimentação saudável com os lanches escolares dos alunos; promover hábitos alimentares saudáveis na vida dos alunos; refletir sobre a sequência pedagógica implementada. Assim, a pergunta de partida que orientou toda a investigação foi: “De que forma a implementação de uma sequência de atividades, no 1.º ano de escolaridade, pode potenciar hábitos alimentares saudáveis na vida dos alunos?”. As técnicas de recolha de dados foram a observação participante, as notas de campo, os registos fotográficos e videográficos e o inquérito por entrevista informal. A análise dos dados foi feita tendo em conta a análise especulativa. Ao concluir a investigação, pode-se perceber que esta surtiu efeito nos alunos, na medida em que estes compreenderam a importância da alimentação saudável, a partir da seleção criteriosa e justificada da composição de um lanche escolar saudável, a utilização da Roda dos Alimentos como orientador de uma prática alimentar adequada, assim como se observou mudanças nos hábitos alimentares dos alunos, em especial, nos seus lanches escolares.