ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Área da casinha"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Um caminho reflexivo em Educação de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico: Investigando as crianças na área da casinha em Jardim de InfânciaPublication . Silva, Mariana Francisco Soares da; Correia, Sónia Cristina LopesO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Politécnico de Leiria e pretende apresentar o percurso formativo realizado nos anos letivos 2021/2022 e 2022/2023. Desta forma, o presente relatório está organizado em duas partes. A parte I diz respeito à Dimensão Reflexiva, na qual se reflete sobre as vivências e aprendizagens adquiridas ao longo de quatros semestres, em contextos educativos distintos (Creche, Jardim de Infância e 1.º Ciclo do Ensino Básico, da rede solidária e da rede pública). Alguns tópicos refletidos dizem respeito às aprendizagens pessoais adquiridas com as crianças e com a equipa educativa, à evolução da minha ação educativa e às diferenças sentidas entre o 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e o 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A parte II faz referência à Dimensão Investigativa, na qual se apresenta o estudo realizado em contexto de jardim de infância, com quatro crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade. Este estudo visou identificar que interações entre pares as crianças selecionadas estabeleceram na área da casinha, em momentos de brincadeira livre, de um Jardim de Infância da rede pública, antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais. Seguindo uma abordagem essencialmente qualitativa, os dados foram recolhidos através da observação direta, notas de campo, registos fotográficos e registos videográficos. A análise dos resultados sustentou-se na análise de conteúdo. Os resultados, analisados à luz da taxonomia das interações (interações verbais e interações não verbais), revelaram que, em momentos de brincadeira livre na área da casinha, as crianças revelaram interagir, maioritariamente, através das interações não-verbais, ao longo das três fases do estudo (antes, durante e após a reorganização do espaço e da colocação de novos materiais). Através destes resultados, percebeu-se que a reorganização do espaço e a colocação de novos materiais não demonstrou influenciar as interações entre pares, no presente estudo.
- Um percurso de aprendizagens e reflexão em Educação de Infância e no 1.º CEBPublication . Ferreira, Adriana Filipa Coelho; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Leal, Rita Alexandra BettencourtO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de partilhar e refletir acerca das vivências das práticas pedagógicas nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório está dividido em duas partes, sendo que a primeira se intitula “Dimensão Reflexiva” e a segunda “Dimensão Investigativa”. A primeira parte do presente relatório exibe as principais aprendizagens e dificuldades vivenciadas em cada um dos contextos educativos das práticas pedagógicas. Estas estão relacionadas com a gestão de um grupo de crianças e a funcionalidade do ciclo pedagógico. Primeiramente em contexto de Creche, de seguida em Jardim de Infância e por fim, em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através de cada análise crítica e fundamentada, encontram-se também expostas as expetativas e os receios inicias, algumas experiências educativas implementadas ao longo das diferentes Práticas Pedagógicas, assim como estratégias utilizadas durante a ação educativa. A segunda parte apresenta o estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista, realizado em JI sobre as interações criança-adulto na área da casinha e as aprendizagens potenciadas a partir destas interações quanto ao jogo simbólico. Os resultados obtidos indicaram a presença de vários tipos de interação entre pares e entre criança-adulto, sendo os mais recorrentes a interação verbal e a interação não verbal através do olhar. Quanto às aprendizagens ao nível do jogo simbólico, os resultados indicaram que as crianças participantes no estudo, ao longo das suas brincadeiras na área da casinha, (i) inventaram e representaram personagens e situações (representaram um membro da família que cozinha para os restantes familiares ou um vendedor de gelados) por iniciativa própria ou a partir de alguma proposta do adulto, e (ii) utilizaram e recriaram o espaço e os objetos dando-lhe significados múltiplos (o mesmo espaço ter sido representativo de uma casa ou de uma loja, assim como uma caixa de cartão ter representado um carro) quer individualmente, quer na relação com o outro. Os resultados também demonstraram que houve alguma curiosidade e preferência por parte das crianças em interagir com o adulto aquando da sua presença na área da casinha, o que parece evidenciar que incluir o adulto nas suas brincadeiras é significativo e faz sentido para as crianças.
- Percurso de reflexão e investigação em Educação de Infância e 1.º CEBPublication . Fialho, Catarina Marques; Leal, Rita Alexandra Bettencourt; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada surgiu no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Encontra-se organizado em duas partes, sendo a primeira parte referente à dimensão reflexiva e a segunda parte referente à dimensão investigativa. A dimensão reflexiva retrata as minhas vivências nas quatro práticas pedagógicas vividas e está subdividida em dois capítulos. O primeiro retrata as experiências vividas em Educação de Infância, nos contextos de creche e jardim de infância. E o terceiro capítulo é referente aos contextos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta dimensão é apresentada uma reflexão fundamentada onde são mencionadas as aprendizagens e os desafios vivenciados em cada um dos contextos, nomeadamente em relação à forma de introdução de atividades e gestão do tempo e do grupo de crianças, bem como algumas das propostas implementadas. A dimensão investigativa é alusiva ao estudo empírico de natureza qualitativa, recorrendo à observação e à entrevista realizado no contexto de JI sobre as interações e brincadeiras entre pares na área da casinha e a influência dos materiais nestes momentos. Os resultados obtidos demonstraram, quanto às interações entre pares, que as crianças recorreram maioritariamente à interação verbal e não-verbal (maioritariamente através dos gestos), mediada por objetos. Quanto às brincadeiras, os resultados apontam para brincadeiras onde predomina o jogo simbólico, uma vez que ao longo das brincadeiras desenvolvidas, as crianças participantes assumiram diferentes papéis (pai, mãe, filha, vendedor de gelados), atribuíram diferentes significados aos objetos (caixas de cartão representaram bifes, motosserra e tupperwares) e ainda, recriaram situações reais ou imaginárias (como por exemplo, a envolvência do contexto familiar e vendas de produtos). Quanto à influência do material nas brincadeiras, verificou-se que este tem influência nas interações e brincadeiras entre pares, uma vez que com a casinha com o material pertencente ao local e com material de fim aberto, as crianças conseguiram desenvolver mais facilmente as suas brincadeiras do que quando tinham apenas o mobiliário.