ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Subject "Autorregulação"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica do 1.º CEB ede Matemática e Ciências Naturais do 2.º CEB: A relação entre o treino de estratégias de aprendizagem e o desenvolvimento de competências de autorregulação – um estudo com alunos do 6.º ano de escolaridadePublication . Pereira, Bárbara Filipa Marques; Menino, Hugo Alexandre LopesO presente relatório foi realizado no contexto do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB e encontra-se dividido em duas dimensões – reflexiva e investigativa. Na dimensão reflexiva apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada acerca das experiências mais significativas e das principais aprendizagens concretizadas nos diferentes contextos de Prática Pedagógica no 1.º CEB e na Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. Na dimensão investigativa apresenta-se o estudo de caso de doze alunos de uma turma do 6.º ano de escolaridade do 2.º CEB, cujo objetivo era compreender a relação entre o desenvolvimento de competências de autorregulação e o treino de estratégias de aprendizagem – de acordo com os seus estilos de aprendizagem – nos alunos. Os dados recolhidos evidenciam que o treino de estratégias de aprendizagem – relacionadas com a realização de resumos e a aplicação de estratégias de estudo –, associadas ao conhecimento da própria cognição e consequentemente dos estilos de aprendizagem, parecem potenciar o desenvolvimento de competências de autorregulação, na medida em que fomentam múltiplas capacidades relacionadas com o conhecimento e a regulação da cognição e com a regulação pessoal, o comportamento funcional dos alunos e o ambiente direto de aprendizagem dos mesmos.